Publicidade
Manaus
Mais um ano de espera

A 3ª etapa do Prosamim deve ser entregue em dezembro de 2018

O programa engloba os bairros Centro, Aparecida, São Raimundo e Presidente Vargas, nas zonas Sul e Oeste, beneficiando mais de 3,9 mil famílias e atendendo 19,7 mil pessoas 21/11/2016 às 05:00
Show prosamim033
O comerciante Altemir Lima diz que obra da Ligação Viária Presidente Dutra mudou cenário do local onde mora, na Glória. Foto: Márcio Silva
Silane Souza Manaus

Ciclovia, calçadão, praças com áreas de recreação entre outros espaços de lazer começam a surgir ao longo da Ligação Viária Presidente Dutra, obra que está sendo executada pela terceira etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no bairro da Glória, Zona Oeste. O Prosamim 3 também engloba os bairros Centro, Aparecida, São Raimundo e Presidente Vargas, nas zonas Sul e Oeste, beneficiando mais de 3,9 mil famílias e atendendo 19,7 mil pessoas. A previsão é que todo o projeto seja concluído em dezembro de 2018.

Para o autônomo Antônio João Oliveira Queiroz, 53, a área por onde passa a Ligação Viária Presidente Dutra está ficando muito bonita, comparado com o que costumava ser. “Antes toda essa área era cheia de casas de madeira, as palafitas, que alagavam no período da cheia ou quando chovia muito. Hoje não tem mais isso. No lugar, há um espaço de lazer que está ficando muito bonito por sinal. Falta só ser inaugurado”, afirmou ele, que mora no bairro São Raimundo, mas trabalha na Glória.

O comerciante Altemir Lima, 52, lembrou que a área em questão era muito perigosa. “Mas hoje parece um paraíso. Não tem comparação do que era antes para o que é agora. Os benefícios que todo mundo que mora aqui sente são muitos. A maioria das pessoas que morava naquelas casas velhas ganhou um apartamento novo do Prosamim. Na área de risco, hoje encontramos uma orla revitalizada onde qualquer pessoa pode caminhar com a família”, afirmou, esperançoso de que, após a inauguração, o espaço não seja esquecido pelo poder público e invadido pelo mato, lixo e usuários de drogas, como acontece em outros parques do Prosamim.

Cronograma
De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), as obras do Prosamim 3, no momento, concentram-se na execução da Ligação Viária Presidente Dutra e Orla da Margem direita, com aproximadamente 800 metros de extensão.

Ainda segundo a SRMM, as indenizações dos moradores que tiveram que ser retirados do local porque as casas deles estavam em áreas que seriam desapropriadas para a continuidade do projeto seguem conforme o avanço da obra do programa na Bacia do São Raimundo.

Dentre as obras do Prosamim 3 que foram entregues este ano pelo Governo do Estado, está a segunda etapa do Parque Linear das Cacimbas, com extensão de aproximadamente 160 metros, a Ligação Viária Luiz Antony e a Orla da Margem Esquerda, de aproximadamente 1.100 metros de extensão, além do esgotamento sanitário da Bacia do São Raimundo.

Outros ‘canteiros’
Além das obras do Prosamim 3, há outras obras na área do Igarapé do Bindá, no bairro da União, Igarapé do São Sebastião, bairro Petrópolis, e também no igarapé da Sharp, bairro Armando Mendes, Zona Leste, que se encontra em fase de desapropriação.

Conclusão para dezembro/2018
A previsão é que todo o projeto do Prosamim 3 seja concluído em dezembro de 2018,  de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). O Prosamim 3 engloba os bairros Glória, Centro, Aparecida, São Raimundo e Presidente Vargas, nas zonas Sul e Oeste, beneficiando mais de 3,9 mil famílias.

Publicidade
Publicidade