Publicidade
Manaus
Manaus

A Crítica vence prêmio nacional de jornalismo do Sebrae

Caderno especial feito na RDS Mamirauá foi escolhido o melhor do Brasil em etapa nacional de prêmio 11/06/2015 às 09:30
Show 1
Bruno e Monica dividem o trófeu da etapa nacional do 7º Prêmio Sebrae
gerson severo dantas ---

Os jornalistas Monica Prestes e Bruno Kelly foram os vencedores da etapa nacional do 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria jornal impresso, com o trabalho “Indústria verde, empreendedorismo sustentável”, publicado no caderno de Cidades de A CRÍTICA em 5 de janeiro de 2014.

O trabalho retrata a transformação ocorrida na vida de moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamiraúa, que tem 1.124.000 hectares e se espalha pelos Municípios de Uarini, Fonte Boa e Maraã. A partir de práticas tradicionais, como pesca e manejo de piraruru, e o cultivo da terra, eles se organizaram em pequenos empreendimentos sustentáveis e assim melhoraram a renda e a qualidade de vida nas comunidades.

Formada na Universidade Federal do Amazonas, Mônica Prestes é a atual subeditora de Cidades de A CRÍTICA e tem quase dez anos no jornalismo amazonense, tendo trabalhado também como produtora na TV A Crítica. “Mais importante que colocar o Amazonas e A CRÍTICA entre os grandes do jornalismo impresso é divulgar esse trabalho tão importante feito pelos verdadeiros guardiões da floresta”, disse a vencedora. “São pescadores ribeirinhos que vivem na RDS e estão mostrando que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade promovendo melhor qualidade de vida com proteção da floresta”, completou.

Paulista de São José dos Campos, o repórter fotográfico Bruno Kelly é um apaixonado pela Amazônia, região na qual vive e trabalha há cinco anos. “Um dos diferenciais deste trabalho premiado foi a gente ter vivenciado o dia a dia dos ribeirinhos, passando dez dias na floresta, dormindo e comendo com eles, acompanhando e até participado da despesca”, contou Bruno, que hoje trabalha para a prestigiada agência de informações Reuters

Vencedores da etapa estadual, Valter Corrêa (rádio), Bruno Kelly, Monica Prestes e Yano Sergio (TV), com Chico Pinheiro.

Amazonas

Além de Monica Prestes e Bruno Kelly, o Amazonas foi representado na etapa nacional pelo radialista Valter Corrêa, da Rio Mar, e Yano Sérgio, com série de matérias feitas na TV Bandeirantes. Apresentador do prêmio, o jornalista Chico Pinheiro disse que o trabalho da equipe de A CRÍTICA merece um “obrigada por dar luz a essa realidade”.


Publicidade
Publicidade