Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
ESQUECIDAS

Abandono: academias ao ar livre sofrem com falta de manutenção em Manaus

Criadas pelo poder público com o intuito de incentivar a população para a prática de atividades físicas, os espaços refletem o descuido



5cb0db29-7016-4dc9-a0a4-6654a77e387e_E9FE3EF6-C6E5-43C4-82E3-22EBAFBFE108.jpeg Fotos: Gilson Mello
21/11/2021 às 09:00

Enferrujadas e sem qualquer tipo manutenção. Assim estão parte das academias ao ar livre espalhadas por Manaus. Criadas pelo poder público com o intuito de incentivar a população para a prática de atividades físicas, elas ficaram há algum tempo em desuso devido a pandemia da Covid-19. Atualmente, sem restrição de uso, os espaços refletem o descuido.

A reportagem encontrou dois espaços que apresentam aparelhos quebrados e com ferrugem. Um está localizado em uma praça na rua Manuel Borba Gato, bairro Dom Pedro, zona Centro Oeste e outro na praça Viver Melhor situada na rua Osaka, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da capital. 



“Aqui é bem frequentado no final da tarde. Eu faço corrida. Não costumo utilizar as máquinas, mas muita gente usa. A gente vê que elas estão desgastadas né?”, comentou o comerciante Carlos Henriques, 57 anos, sobre as máquinas de exercício físico da praça localizada em frente à avenida Governador José Lindoso. A academia ao ar livre situada na rua Manuel Borba Gato, bairro Dom Pedro, também segue o mesmo padrão. 

 “O povo não frequenta de dia pela falta de segurança mesmo. As pessoas usam mais a noite mesmo, quando abre as lanchonetes e com isso, tem mais gente na rua. Eu especialmente não uso essas máquinas, mas já vi gente usando”, destacou a arquiteta Jucilene Leite, 34. “Nunca nem inauguraram essa academia aqui. E como é que usa se está quebrada?”, questionou a doméstica Léo Silva, 50 anos. 

As primeiras academias ao ar livre foram implementadas, em Manaus, em 2013 e são construídas, geralmente, com recursos de emenda parlamentar. Além dos aparelhos esportivos instalados, o ambiente recebia pintura e limpeza e placas para orientações de uso. Entre aparelhos de exercício físico implantados estavam as máquinas de esqui triplo, bíceps, tríceps e de puxada alta, além de torre de bicicleta, barra alta, simulador de caminhada e roda de ombro.

Custo benefício

De acordo com o profissional de educação física e especialista em avaliação e prescrição de exercícios físicos, João Pedro de Souza Lima, a prática de atividades físicas seja qual for ela é bastante benéfica para as pessoas. E as academias ao ar livre seriam uma boa opção para aqueles que não podem investir em uma aula de musculação, por exemplo. 

“Tenho  presenciado um aumento de pessoas praticando atividades físicas ao ar livre. Isso é muito bom para população e é importantíssimo que os órgãos competentes continuem criando  espaços para realizar atividades físicas e realizando a manutenção destes espaços ao ar livre para população, pois se trata do cuidar do corpo, da saúde e da mente”. 

Catalogação em andamento
 
A Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (Semjel), destacou que “em razão de falta de registros oficiais, a atual gestão municipal está fazendo a catalogação de todas as academias ao ar livre em Manaus”, e a expectativa é que existam cerca de 70. “Neste momento, não há restrição quanto ao uso das mesmas”, ressaltou o Executivo Municipal. Quanto as manutenções, a Prefeitura afirma que as academias foram entregues sem contrato de manutenção e “a atual gestão está buscando formas de viabilizar”. Também há algumas academias ao ar livre construídas pelo Governo do Amazonas. A respeito de manutenção e mapeamento das mesmas, o Executivo Estadual não respondeu à reportagem até o fechamento da matéria.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.