Publicidade
Manaus
SELEÇÃO

Inpa abre inscrições para estudantes no Programa de Iniciação Científica

Podem se inscrever é preciso estar matriculado em curso de graduação a partir do 2º período ou até antepenúltimo período 20/02/2017 às 20:36 - Atualizado em 20/02/2017 às 20:41
Show unnamed
Foto: Divulgação
acritica.com

Estão abertas a partir desta segunda-feira (20) até o dia 31 de março as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Paic) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em curso de graduação a partir do 2º período até o antepenúltimo período em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas.

São financiadores das bolsas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A bolsa terá duração de 12 meses com vigência de agosto de 2017 a julho de 2018.  

As inscrições podem ser feitas na Divisão de Apoio Técnico (Didat), vinculada à Coordenação de Capacitação (Cocap), situada na sede do Inpa, no Campus I, com entrada pela av. André Araújo, 2936 – Petrópolis, somente no horário das 8h às 12h. Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail pibic.inpa@inpa.gov.br ou pelos telefones 3643-3147 / 3643-3149.

Para concorrer ao Pibic/Paic, a ficha de inscrição (disponível na página do Inpa em Fomulário Único para Cadastro de Pessoal) deve ser preenchida e assinada, além do formulário sobre a produção científica do orientador e a proposta de trabalho, que devem ser encaminhadas via impressa no ato da inscrição e em formato digital em PDF para o e-mail inscricao.pibic@inpa.gov.br. Veja no edital nº01/2017 outras condições para efetivação da inscrição.

De acordo com o edital, um dos critérios para seleção é que os estudantes deverão apresentar desempenho acadêmico compatível com a finalidade da bolsa e não ter vínculo empregatício em empresa privada, órgãos do Estado e Prefeitura ou ser beneficiado por outro tipo e bolsa ou estágio durante a vigência deste Edital.

O selecionado também deverá dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa, obedecendo a um período mínimo de 20 horas semanais ao projeto. O valor mensal da bolsa será conforme tabela das Instituições financiadoras.

As grandes áreas e subáreas do conhecimento atendidas pelo Pibic/Paic no Inpa são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais); Ciências Biológicas (Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais); Multidisciplinar.     

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade