Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
CONSCIENTIZAÇÃO

Abril Verde: Caminhada na Ponta Negra alerta para a segurança no trabalho

Movimento Abril Verde é uma campanha de âmbito nacional que visa alertar a população para a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro



abril_verde_8B793EAD-C518-49F1-86C0-89F9CEF4B631.JPG Foto: Junio Matos
28/04/2019 às 11:01

Uma caminhada nesta manhã na Ponta Negra marcou o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. O ato deste domingo (28), que integra as ações do Abril Verde, foi organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região Amazonas e Roraima (TRT11) e reuniu aproximadamente 500 participantes, e nada mais a propósito: o Brasil é o 4° país no ranking de acidentes fatais em serviço.

O percurso da caminhada foi do anfiteatro da Ponta Negra até a bola em frente à Avenida do Turismo, voltando para o mesmo local da saída.

O Movimento Abril Verde é uma campanha de âmbito nacional que visa alertar a população para a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro. Órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderiram à campanha e iluminaram seus prédios de verde durante o mês de abril.

Para a juíza titular da 18ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e uma das coordenadoras do Movimento Abril Verde, Selma Tury, a data de 28 de abril é muito especial e requer atenção e reflexão “para medidas de segurança no trabalho para que acidentes como os ocorridos em Brumadinho não aconteçam mais”.

O motorista Rizoney Silva, 30, esteve nesta manhã na Ponta Negra participando da caminhada e devidamente vestido de verde e branco junto com a sua família e amigos. Para ele, evento como esses são importantes “porque a segurança tem que estar em primeiro lugar”.  “Fiquei sabendo do evento, por meio do site do Ministério Público do Trabalho (MPT), e eu estava precisando, também, me exercitar um pouco pois estava muito parado, trabalhando a semana toda”, completou o motorista. 

A data

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Receba Novidades

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.