Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
SOLIDARIEDADE

Ação de cidadania para pessoas com deficiência agita Centro de Convivência

Serviço de emissão de primeira e segunda via de RG, cartão de estacionamento para PcDs, cartão de transporte interestadual e intermunicipal, orientação jurídica entre outros foram oferecidos



WhatsApp_Image_2019-12-03_at_12.30.36_5C24B2E3-6E6F-466E-9D0C-82578A31DCB4.jpeg Foto: Euzivaldo Queiroz
03/12/2019 às 14:04

Hoje é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3) e para fazer alusão a esta data simbólica o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou uma ação de cidadania voltada ao público PcD e familiares nesta manhã no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, na Zona Oeste da capital.

Entre os serviços prestados gratuitamente, a Sejusc ofereceu serviços de emissão de primeira e segunda via de RG, cartão de estacionamento para Pessoas com Deficiência (PcDs), cartão de transporte interestadual e intermunicipal, orientação jurídica, análises de laudos médicos, além de atendimentos com fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. 

Para Joice Mota, Secretária Executiva das Pessoas com Deficiência da Sejusc, o evento é uma homenagem as pessoas. “Estamos disponibilizando esses serviços para facilitar ainda mais o atendimento dessas pessoas. Estamos muito felizes, porque hoje, compartilhamos ainda mais dessa alegria com ele, de sua inclusão”, comentou.

“Foi maravilhoso, sensacional. Ver as pessoas saindo das suas casa para participar até aqui conosco é sentir realmente a inclusão, é sair um pouco da teoria e ir para prática. É importante que essas pessoas se sintam amparadas e assistidas, elas precisam saber que tem direitos e usufruir disso, queremos que elas se sintam amadas e amparadas”, disse a Secretária sobre o evento.

O evento foi realizado para todas as idades, entre elas quem curtiu muito também a manhã no Centro de Convivência foi o Iziquiel, hoje com 3 anos de idade, é diagnosticado com microcefalia, uma doença que assolou muitas mães amazonenses. Mas isso é pequeno ao lado do sorriso do menino, que brinca com seus outros dois irmãos com muito alegria. 

Ele é uma criança feliz e traquila, risonho e amante da bola, que tem como seus braços e pernas os próprios irmãos que o não o largam por um segundo. Para a família do pequeno, o ação da Sejusc é mais do importante, é necessária.

“Um evento desse é super essencial porque conseguimos fazer as coisas que tentamos no dia a dia, indo pra fila, enfrentando desafios. E aí aqui acontece tudo aquilo que você tanto espera em um dia só, é uma facilidade enorme pra nossa vida”, disse a mãe de Iziquiel, Sara da Silva.

“Eu trouxe ele para participar hoje das ações para ir ao médico, meu filho precisava ver a neuro e  isso foi muito bom para gente. Ele ter um pouco de convivência com as crianças é ótimo para gente, todos meus filhos participaram também do corte de cabelo, se divertiram muito”, conta a mãe .

A família descobriu a ação através de grupos de mensagem que se comunicam e divulgam as novidades, além disso são uma fonte de apoio enorme. “No começo foi bem difícil me adaptar a uma criança especial. Hoje tem muito recurso, tem muitas histórias, a gente vai coletando as experiências de outras mãe e aprendendo com elas” , disse.

Taino Carvalho, 32, é assessor técnico na própria Sejusc, além de ajudar a organizar o evento ele também participa com muito animo. “Eu acho muito legal me ver incluso aqui, motiva as pessoas, mostrar que elas tem um dia especial. Poder ajudar é muito gratificante, eu sendo uma pessoa com deficiência me sinto lisonjeando por ter um dia dedicado a nós, e poder contar com apoio é muito bom”, disse. 

A secretária Joice, comenta que a maior dificuldade hoje ao trabalhar com PCDs é chegar até eles, “é traze-lo junto conosco, porque muito deles não sabem os direitos que tem , por isso temos um projeto de ir até essas pessoas, devido até mesmo as dificuldades de locomoção e tudo mais, queremos ir até eles”, finaliza.



Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.