Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
publicidade
acao-social_8DEBBFA1-747C-41A6-94EA-8C945D64F2EC.JPG
publicidade
publicidade

SOLIDARIEDADE

Ação social arrecada brinquedos para dar novo 'Natal' a crianças do Educandos

Pastoral da Criança e grupo Amigos do Papai Noel promovem, neste sábado (26), programação voltada às vítimas de incêndio. Veja como ajudar


24/01/2019 às 06:00

Os Amigos do Papai Noel estão arrecadando brinquedos para dar de presente às crianças cujas famílias tiveram suas casas destruídas no incêndio que aconteceu no bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, em dezembro do ano passado. A iniciativa faz parte de uma ação que está sendo idealizada pela Pastoral da Criança, intitulada de “Celebração da Vida”. O evento ocorrerá no próximo sábado (26), a partir das 14h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua Inocêncio de Araújo, no mesmo bairro.

A coordenadora do grupo Amigos do Papai Noel, Denise Kassama, enfatizou que quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo número (92) 9 9983-3581. “É só nos procurar, inclusive pelas redes sociais, que combinamos como fazemos para pegar os brinquedos”, disse. “Essa ação será uma espécie de Natal fora de época para essas crianças, pois o evento que deveria ter acontecido em dezembro não aconteceu por conta do incêndio”, ressaltou. 

Denise afirmou que, além dos brinquedos, o grupo também pretende levar voluntários para promover brincadeiras com as crianças. Por isso, quem tiver interesse em oferecer a esses pequenos uma tarde de alegria e muita diversão pode se juntar ao grupo no dia do evento. “Já temos pessoas que vão fazer teatro, pinturas de rosto, entre outros, e estamos à disposição para novos voluntários que queiram contribuir com esse importante momento”, acrescentou.

A coordenadora da Pastoral da Criança em Educandos, Roseny Rodrigues, explicou que a “Celebração da Vida” é um encontro das diferentes famílias assistidas pelos voluntários da organização em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Acontece no último sábado de cada mês. Porém, a que estava programada para o dia 20 de dezembro não foi realizada em virtude do incêndio, no dia 17 daquele mesmo mês, que destruiu em torno de 600 casas e atingiu mais de 730 famílias. 

A celebração de janeiro então vai valer pelos dois meses, segundo ela. Por isso tem que ser uma grande festa. “Tudo o que tínhamos arrecadado para aquele evento, que estava na casa das líderes que moravam no local do incêndio, foi consumido pelo fogo. Vivemos o drama do dia 17. Mas decidimos que o trabalho vai continuar. Não vamos deixar morrer. Agradecemos muito o apoio que estamos recebendo dos Amigos do Papai Noel, da Arquidiocese e das paróquias de Santa Luzia e Betânia”, declarou.

Conforme Roseny, só na área onde ocorreu o incêndio, a Pastoral da Criança acompanhava 80 famílias e 120 crianças de zero a seis anos. Estas crianças, bem como suas famílias é que estarão na “Celebração da Vida” deste sábado. Por esse motivo, todo apoio é bem-vindo, especialmente na área alimentícia.

“Podem doar lanches, de preferência saudáveis, para distribuirmos no evento. Abrimos exceção para pipoca, milhito, picolé e bombom, menos refrigerante, porque as crianças gostam disso e queremos que elas tenham um dia animado e esqueçam um pouco o que viveram na noite do dia 17”, contou, frisando que quem quiser fazer alguma doação pode ligar para ela no número (92) 9 9203-7607.

Uma tarde de cinema para elas

Em torno de 30 crianças e adolescentes desabrigados do incêndio do bairro Educandos passaram uma tarde no cinema no último sábado. Na ocasião, eles assistiram ao filme Homem-Aranha no Aranhaverso. A sessão foi patrocinada por um grupo de empresários da cidade, o mesmo que pretende levar os meninos e as meninas para conhecer também o Bosque da Ciência, em data ainda a ser definida.


No último sábado (19), outro grupo de voluntários levou crianças para o cinema Pastoral da Criança. Foto: Divulgação

De acordo com a empresária Tânia Pinheiro, o objetivo dessas ações é dar um pouco de entretenimento para as crianças que estão ociosas e estressadas no abrigo. “Essa é uma forma que encontramos para amenizar o sofrimento dessas crianças, principalmente pelo fato de que elas não têm espaço para brincar e pela falta de conforto e de atividades”, afirmou.

Doações por transferência

As doações para a compra de geladeiras e fogões para as vítimas  podem ser feitas  por transferência – Razão Social: Fundo Social de Solidariedade, CNPJ: 28.042.447\0001-42, agência Banco do Brasil: 3563-7, Conta Corrente:  9.703-9.

publicidade
publicidade
Cachorro resgatado do Educandos é agredido com paulada na cabeça em Manaus
Incêndio de grandes proporções atinge casas no bairro Educandos, em Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.