Publicidade
Manaus
Manaus

Adolpho Lisboa será reaberto nesta quarta-feira (23)

O mercado será entregue pela Prefeitura de Manaus em meio a uma festa marcada para a noite desta quarta-feira (23). Confira a programação do evento 23/10/2013 às 09:15
Show 1
Obra restaurou traçados originais da arquitetura do mercado histórico
a crítica ---

Após oito anos fechado para obras de restauro, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa reabre suas portas nas primeiras horas do aniversário de Manaus. O mercado será entregue pela Prefeitura de Manaus, em meio a uma festa marcada para a noite desta quarta-feira (23).

O mercado tem mais de 5 mil metros quadrados e quando o Prefeito Arthur Neto assumiu as obras estavam paradas. Em março, a Prefeitura obteve liberação para retomar a obra e, oito meses depois está devolvendo o mercado à população. Mais de 170 profissionais entre restauradores, engenheiros, pedreiros e outros estiveram envolvidos na obra. Para comemorar a entrega do mercado e o aniversário da cidade será montado um palco do lado de fora do mercadão com diversas atrações, em programação marcada para começar às 20h.

Confira o como será a festa   

A partir das 17h30 desta quarta-feira, 23, uma extensa programação cultural será organizada no entorno da histórica edificação, localizada na rua dos Barés, Centro,  para celebrar a reinauguração depois de oito anos de espera.

O primeiro artista a se apresentar, no palco armado em uma das laterais do Mercado Municipal, será o DJ Kleber Romão, antecedendo o show ‘Todos os Santos’, de Júnior Rodrigues, previsto para começar às 18h30.
 
A partir das 19h50 terá início a apresentação da banda Estrelas do Amazonas, comandada por Paulo Marinho com a participação de Gonzaga Blantez., que fará o clima para a festa principal.

Às 20h será a hora da solenidade oficial de descerramento da placa de reabertura do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, pelo prefeito Arhtur Virgílio Neto, em companhia do governador do Estado, Omar Aziz, antecedido pela apresentação do Hino de Manaus e seguido por queima de fogos.

Logo após, atores convidados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) realizarão a Memória Encenada, que narra em sete minutos um pouco da história de Manaus e do mercadão com a participação de coral.

A programação segue com a apresentação de Paulo Marinho e Gonzaga Blantez até às 22h10, quando sobe no palco a banda Amazônia Pop, da cantora Márcia Novo, que irá animar o público por mais de uma hora.

A Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA) entrará em cena por volta das 23h10 até às 23h50, quando o prefeito Arthur Neto fará um breve discurso antes da ‘virada’ para o dia 24 de outubro – data do aniversário da capital amazonense, quando será cantado o ‘Parabéns a Manaus’, com apoio dos cantores Zezinho Correa e Márcia Novo mais a Orquestra de Beiradão do Amazonas, seguida de um show pirotécnico com oito minutos de duração.

 Após essa festa de luzes e, a Orquestra de Beiradão retorna a palco principal para mais uma hora de apresentação de ritmos musicais regionais. Às 1h10, já no início da madrugada de 24 de outubro, terá início o show musical ‘Carrapicho 30 Anos’. A programação de shows musicais da festa de reabertura do Adolpho Lisboa deverá encerrar-se por volta das 2h30, mas o
mercado ficará com suas portas abertas para a visitação pública.

Já a partir das 5h, será servido um mingau aos presentes e com o raiar do Sol terá início o primeiro dia de funcionamento do novo Mercado Municipal de Manaus, com suas verduras, peixes e ervas, mais o burburinho típico desses espaços.

Ao longo da quinta-feira, 24, estão programadas apresentações de performances e de pequenos shows musicais acústicos, em diferentes pontos do Adolpho Lisboa. Durante a tarde está programada uma apresentação estendida do ‘Memória Encenada’, com aproximadamente 30 minutos de duração, quando o público presente poderá conferir histórias sobre a Manaus antiga e sobre o Mercado Municipal Adolpho Lisboa interpretadas por atores vestidos com roupas de época.

Por fim, ao cair da tarde, o primeiro dia de funcionamento do novo Mercado Municipal será encerrado com um show musical acústico do grupo Imbaúba.
 
Produtos

Os 182 permissionários iniciaram o retorno aos boxes na última sexta-feira, 18. Eles começaram a organizar seus produtos dentro dos boxes e já passam a comercializá-los amanhã. São 64 boxes no Pavilhão Central, 20 no do Peixe, 22 no da Carne, 24 no das Hortifruti, duas praças de alimentação cada uma com 11 boxes, 19 no Pavilhão Frontal, duas bombonieres, dois restaurantes, além dos Pavilhões Pará e Amazonas.

A entrega do mercadão, como é conhecido, totalmente restaurado é um presente que a cidade vai receber em seu 344º aniversário. De acordo com o secretário Municipal do Centro, Rafael Assayag, quem for conferir o novo Mercadão vai poder comprar pescado fresco no Pavilhão do Peixe, carnes no Pavilhão da Carne e uma variedade de frutas e verduras no Pavilhão de Hortifruti. Além disso, ainda há duas praças de alimentação padronizadas e totalmente equipadas para cumprir regras de limpeza e higiene.


Publicidade
Publicidade