Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
AGRICULTURA 4.0

Agricultores do AM começam a 'caminhar' com produção sustentável

Com produção agrícola majoritariamente familiar, o AM já ensaia experiências no uso de avanços tecnológicos para o aumento da produtividade na agricultura e pecuária com respeito ao meio ambiente



04/08/2019 às 08:17

O catarinense e agricultor Aloísio Pallmeier, de 62 anos, cultiva hortaliças em sistema hidropônico desde 2006, quando mudou-se para Iranduba, distante a 27 quilômetros da capital. A prática é apenas um exemplo dos vários que compõem a chamada agricultura 4.0, que alia alta tecnologia, conectividade, produtividade e respeito ao meio ambiente e à saúde pública.

“Estava plantando no chão e via muitos problemas de doenças do solo. Na hidroponia, a raiz não tem contato com o solo.  É possível eliminar muitas pragas e insetos. O cultivo é limpo e higiênico. A diferença é um produto sem agrotóxico. As alfaces da hidroponia são mantidas em água durante semanas, ou seja, segura mais tempo na prateleira”, explicou o produtor rural que abastece as feiras da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), supermercados, padarias, além de balneários e restaurantes localizados na rodovia AM-070, que liga Manaus a Manacapuru.



Da biotecnologia à alta conectividade, a tecnologia modifica e otimiza todas as etapas do ciclo produtivo. O termo refere-se a ferramentas digitais integradas e conectadas por softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas. Essa realidade não é a regra, todavia irá desempenhar um papel fundamental na produção de alimentos.

“Estamos trabalhando para ter a tecnologia como aliada da agricultura, do setor agropecuário para aumentar a produtividade e mitigar os impactos ambientais usando áreas em que a floresta primária já foi suprimida e, em desuso, para torná-la produtiva novamente”, ponderou o secretário de Estado da Produção Rural, Petrucio Júnior.

Onde está presente

Além da pecuária de corte, a avicultura de postura adota processos automatizados desde a produção de ração destinada às aves até a classificação dos ovos. No Amazonas, também temos a produção de mudas em viveiros automatizados.

Aliado às novas práticas, Aloísio realiza o plantio de diversas verduras, como tomate e pimentão, em vasos de oito litros apenas com areia. Ele contou que levou dois anos para chegar a solução após estudos da análise dos micro e macro nutrientes e a quantia que a planta necessita. Hoje, os pimentões abastecem redes atacadistas na capital e até comércios do município de Barcelos.

Ainda neste ano, o agricultor pretende realizar o sonho de plantar alface através da aquaponia, consiste na produção de hortaliças na superfície de tanques, viveiro de peixe, pirarucu.

Segundo o produtor, dois ‘inimigos fortes’ da hidroponia no Estado são: a umidade do ar e o calor. Em cada corredor das 25 estufas do sítio, de Aloísio, um aparelho digital controla a temperatura e a umidade.

“Todos os anos reunimos um grupo de amigos produtores e vamos para Hortitec onde está a difusão de tecnologia no Brasil, e trazemos para o Amazonas. Hoje os técnicos do Idam estão defasados, eles têm que ir buscar tecnologia de fora ao invés do produtor. A tecnologia existe e temos que acompanhá-la. Se você não acompanhar a tecnologia, fica pra trás e não vai pegar mais”, avalia o agricultor Pallmeier.

Para o produtor, a aquisição de verduras de outros estados impacta no preço praticado no comércio local. Ele também defende a criação de mais nicho de mercados para a agricultura.

“O Amazonas tem que parar de comprar produto de fora. O cheiro verde está com preço bom aqui, mas cai quando trazem do Ceará. Eu não quero vender o quilo do pimentão a R$ 10 e nem a R$ 2. Não tem estabilidade de preço e nem garantia para o produtor”, disse.

Pesquisa

A Embrapa gera conhecimento e tecnologias para a sustentabilidade da agricultura em todo o País e atualmente disponibiliza mais 2.600 soluções tecnológicas para diversas culturas e atividades, entre elas, softwares, aplicativos e serviços web.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.