Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
be597bca-5e1c-4e43-ab1d-243de02596ec_07ECBB75-3CB7-458E-ABA3-D29AB6164596.jpg
publicidade
publicidade

SETOR PRIMÁRIO

Agricultores familiares do AM reivindicam na Sepror investimentos no setor primário

Dentre as exigências estão a facilitação do crédito, a recuperação de ramais e a capacitação técnica para jovens produtores


30/01/2019 às 11:34

Representantes de 275 mil agricultores familiares cadastrados no sistema público do Amazonas reivindicaram na manhã desta quarta-feira (30) uma lista de investimentos no setor primário na sede da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em Manaus. Dentre as exigências estão a facilitação do crédito, a recuperação de ramais e a capacitação técnica para jovens produtores.

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Amazonas (Fetagri-Am), Edjane Rodrigues, frisou o fomento de políticas sociais nas dez unidades regionais divididas no Estado para o escoamento da produção.

“Uma saída rápida para a consolidação das cadeias produtivas é a relação formal com as associações e cooperativas, que estão bem desorganizadas no interior. Além disso, é preciso urgentemente de subsídios públicos para as sementes, na continuidade da produção independente”, destacou.

publicidade


Foto: Jair Araújo

A alfabetização técnica de jovens produtores rurais também foi um apelo do setor ao titular da Sepror, secretário Petrúcio Magalhães, que prometeu uma pesquisa aplicada nas cadeias de produção e organizações de fomento para este semestre.

“O Plano Safra de Agricultura Familiar é a prioridade máxima da secretaria, em que os diálogos com as instituições de pesquisa já estão sendo feitos”, declarou.

O andamento final da lei que estabelece o Conselho de Agroecologia e Produção Orgânica, a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de insumos e a redução do desperdício de alimentos perecíveis nas feiras foram destaques citados pelo secretário.

publicidade
publicidade
Produtos da agricultura familiar podem se tornar mais presentes na merenda escolar
Agroufam promove agricultura familiar em feira no campus universitário
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.