Domingo, 19 de Maio de 2019
Manaus

Agricultores protestam por melhorias em ramal e ameaçam fechar BR-174 no Amazonas

A área é de competência da Suframa. Segundo os manifestantes, buracos no ramal ZF1 impedem o escoamento da produção e a entrada de ônibus no local



1.gif
Manifestantes querem bloquear BR-174
12/01/2013 às 11:32

Um grupo com cerca de 20 agricultores do ramal ZF1 (1º Distrito Agrícola), localizado entre a BR-174 e a AM-010, realiza, desde às 8h deste sábado (12/01), um ato de protesto pelas péssimas condições do pavimento no local, que vem impedindo o escoamento da produção e a entrada de ônibus na comunidade Canaã, localizada na mesma área. Os trabalhadores ameaçam bloquear a passagem na rodovia federal, que liga o Amazonas a Roraima, como forma de reivindicação por melhorias.

A ideia inicial do movimento era utilizar enxadas para tapar os buracos do ramal e chamar a atenção à omissão das autoridades, uma vez que cerca de 250 famílias dependem da atividade para sobreviverem. A área é de responsabilidade da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a entrada fica no quilômetro 40 da BR-174. Cerca de 250 famílias moram no local e vivem da agricultura familiar.

Na última quinta-feira, a assessoria da Suframa informou que o superintendente Thomaz Nogueira estava fora da cidade e retornaria na próxima segunda-feira (14/01), quando se manifestaria sobre o assunto. “Nosso movimento é pacífico e estamos à espera de alguém da Suframa para nos dar uma posição”, disse o presidente da Associação do Movimento Alternativo Rural (Amar), Delmir Barbosa.

Os agricultores alegam que tiveram uma reunião com Thomaz, ano passado, e ele prometeu adotar providências para a melhoria do ramal, mas não o fez. Neste sábado, 12 de janeiro de 2013 a presidente da Associação Comunitária Nova Canaã, Cíntia Barros Pantoja, informou que os moradores da comunidade decidiram se unir aos agricultores para pedir melhorias, já que, com os buracos e a lama que se forma com a chuva no local os ônibus que levam os estudantes às escolas ficam impedidos de entrarem no ramal, prejudicando a população.

A equipe de acritica.com tentou contato com a assessoria da Suframa, mas não obteve sucesso. 



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.