Sexta-feira, 05 de Junho de 2020
EDUCAÇÃO

Águas de Manaus lança programa gratuito de incentivo ao ensino superior

Colaboradores da concessionária ganham chance de cursar gratuitamente graduação voltada ao saneamento



1582116_9309C395-F909-4284-81EE-14CAD94F59B8.jpg Foto: Divulgação
06/03/2020 às 09:50

Quem nunca sonhou em ser aprovado no vestibular? Em algum momento de nossas vidas, todos nós já tivemos (ou ainda teremos) essa meta. No entanto, os índices de educação superior no Brasil ainda são discretos. Apenas 16,5% da população acima dos 25 anos possui o ensino superior completo no País, de acordo com dados do IBGE. É natural, inclusive, que ao entrar no mercado de trabalho, muitas pessoas deixem o sonho do ensino superior de lado por conta da rotina, ou entrem em uma “zona de conforto”.

Mas, este cenário vem mudando nos últimos anos. Empresas e colaboradores perceberam os resultados que a capacitação contínua agrega ao ambiente de trabalho. O grupo Aegea, que controla a concessionária Águas de Manaus, mantém uma série de ações nesse sentido. Em 2014, foi criada a “Academia Aegea”, responsável por oferecer treinamentos técnicos e comportamentais aos funcionários da companhia.



Neste ano, a Aegea lançou um desafio maior para seus colaboradores. Em uma iniciativa pioneira no setor, o grupo criou um programa de acesso ao ensino superior. O curso “Processos Gerenciais – Com ênfase em Saneamento” é a primeira graduação customizada e adaptada à necessidade de uma empresa de saneamento no Brasil.

A graduação tem duração de dois anos e é oferecida em parceria com o Centro Universitário de Jaguariuna (Unifaj), instituição regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação), no quesito educação a distância.

No mês de fevereiro, a Aegea promoveu um vestibular em suas 45 concessionárias espalhadas pelo Brasil, onde foram disponibilizadas 50 vagas para a graduação. A empresa selecionou 202 colaboradores com ensino médio completo e que não tiveram acesso ao ensino superior para concorrer as vagas.

Neste grupo estavam 31 colaboradores da Águas de Manaus. A unidade da capital amazonense ainda ofereceu aulas de reforço gratuitas para seus vestibulandos encararem as questões de raciocínio lógico, Língua Portuguesa, conhecimentos gerais e redação.

Oito colaboradores da Águas de Manaus obtiveram a aprovação e vão cursar a graduação de maneira gratuita. A concessionária de Manaus foi a segunda com maior número de aprovados entre todas as unidades da Aegea no Brasil. 

As aulas já começam nesta sexta-feira com um encontro presencial de todos os aprovados do País, em Campinas (SP). O restante do curso será constituído de aulas on line, com atividades complementares exclusivas do negócio “Saneamento”, e terá a participação de executivos da Aegea e do setor. 

Propósitos

Para a gerente regional de Recursos Humanos da Aegea, Elen Giroti, a iniciativa reforça os propósitos da empresa.

“Durante o processo pré-vestibular, recebemos vários depoimentos emocionados de agradecimento pois muitos não tinham acesso a realização deste sonho, que certamente abrirá novas oportunidades para a trajetória profissional dessas pessoas. A natureza do nosso negócio é movimentar a vida e ações como essa nos dão a certeza que o propósito da empresa está sendo colocado em prática. Geramos engajamento, sentimento de pertencimento e valorização dos potenciais que contribuem efetivamente com o negócio”, disse ela.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.