Publicidade
Manaus
Saúde Pública

Campanha de Multivacinação quer imunizar crianças e adultos em Manaus

Além das crianças, seu alvo principal, Campanha de Multivacinação quer imunizar adultos 12/09/2016 às 05:00
Show vacina
O público-alvo da campanha são as crianças de até 4 anos, mas adultos e adolescentes podem procurar atendimento (Arquivo: Euzivaldo Queiroz)
Isabelle Valois Manaus (AM)

Os principais alvos da Campanha Nacional de Multivacinação, que inicia na próxima segunda-feira, serão as crianças de 15 meses até os 4 anos que estão com o esquema de imunização incompleto (cartão de vacina). Mas crianças de idade superior do grupo alvo, adolescentes e adultos que não foram vacinados ou que estão com o esquema de imunização incompleto poderão procurar um dos posto de saúde em Manaus, levando a caderneta de vacina, para tomar a dosagem. 
A campanha, que havia sido adiada, termina dia 30 de setembro. Municípios do interior já começaram a receber os lotes de vacina.

A Campanha Nacional de Multivacinação sempre ocorreu nos meses de junho. De acordo com a coordenadora estadual de imunização da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Izabel Nascimento, neste ano houve essa mudança, pois todas as secretarias de saúde do País precisaram recolher as antigas vacinas, substituída por outra mais avançada, contou ela. Sem falar nos jogos olímpicos.

“No nosso caso, precisamos encaminhar equipes para recolher as vacinas no interior, confirmar se não havia ficado alguma no estoque, incinerar essas vacinas e depois realizar todo o procedimento de verificação para termos 100% de exclusão das vacinas antigas”, detalhou a coordenadora.
Distribuição
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), estão sendo encaminhados os novos lotes de vacinas para os municípios do interior do Amazonas. A distribuição teve início na última semana. 

Estarão à disposição 14 vacinas para crianças e cinco para os adolescentes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Para crianças menores de cinco anos, serão disponibilizadas a BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. 
Os de 9 a menores de 15 anos serão protegidos contra Hepatite B, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, entre outras. “As crianças entre seis e nove anos que tiverem com alguma das vacinas atrasadas também deverão comparecer as unidades de saúde”, reforçou Izabel Nascimento.
Sem risco
A nova data foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS).  Conforme a coordenadora, essa mudança de data não deixa a população exposta. Izabel reforçou que, desta vez, o dia “D” da campanha será realizado no sábado, 24 setembro. “Não temos metas para esse período de campanha de multivascinação, ma queremos resgatar essas crianças que precisam completar a carteira de vascinação”, completou.

Publicidade
Publicidade