Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
Capturar.JPG
publicidade
publicidade

TECNOLOGIA

Alunos criam game sobre genética para cursos de medicina, enfermagem e odonto

De acordo com professora, o aplicativo vai facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos universitários


29/08/2017 às 21:15

Alunos da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) criaram um aplicativo em formato de game (Cariogame) para auxiliar estudantes de Medicina, Odontologia e Enfermagem a estudarem a genética humana. A  ideia vai fazer parte da metodologia de ensino de 120 alunos dos três cursos a partir de novembro deste ano. 

De acordo com a professora Conceição Freitas, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), o aplicativo vai facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos universitários, além de se tornar um legado para os criadores do projeto. 

Freitas é uma das coordenadoras do projeto iniciado no ano passado e explicou que a proposta surgiu a partir da necessidade de transformar as aulas de genéticas mais atrativas e dinâmicas.

“Antes, na sala de aula, esse trabalho era feito de forma manual. Os alunos tinham recortar papéis, montar as estruturas cromossômicas, mas às vezes perdia alguma peça e isso interferia diretamente no resultado da atividade. Então, nós começamos a pesquisar formas de minimizar esses problemas e utilizar a tecnologia ao nosso favor. Foi assim que chegamos ao projeto”, afirmou. 

Batizado de “Cariogame”, o programa é fruto de um trabalho de iniciação científica realizada em parceira entre a UEA e o laboratório da Samsung Ocean. Os alunos Felipe Getúlio e Juliany Raiol, ambos de apenas 20 anos, cursam o 6º período de Engenharia da Computação e Sistema da Informação, respectivamente, e foram os responsáveis por colocar a ideia no papel, ou melhor, no digital.

“Foi um desafio porque tivemos que ter algumas aulas de genética para conseguir colocar em prática e produzir esse produto. As pesquisas deram acerto e agora  vai ficar um legado para os colegas”, explicou Juliany. 

publicidade

Segundo eles, o aplicativo simula a montagem e análise de cariótipos, que são as formas de organização de cromossomos. Com  a simulação e montagem de cada par cromossômico, o aluno pode analisar a existência ou não de uma síndrome genética, como a síndrome de Down. 

O game possui quatro etapas, incluindo um questionário, e após a sua finalização, ele apresenta o tempo e a pontuação  feita pelo aluno durante a atividade. As informações são enviadas para um site exclusivo do aplicativo,  onde os professores podem controlar  e lançar as médias alcançadas por eles. Por enquanto, o aplicativo pode ser acessado apenas em computadores e tablets da própria instituição e será usado pelas turmas que possuírem a disciplina de genética em sua grade.

Mobilidade digital

De acordo com Conceição Freitas, o Cariogame vai tornar as aulas mais dinâmicas.  “Pretendemos substituir todo o procedimento manual pelo digital, porque teremos muito mais recursos como visualização colorida, mobilidade digital e dispositivo para associar o diagnóstico encontrado com as características clínicas. Com certeza é um avanço”, afirmou ela.

Ocean capacita estudantes

O Samsung Ocean é um centro de treinamento e capacitação para a criação de soluções móveis, voltado para universitários, desenvolvedores e aspirantes. Em Manaus, o laboratório funciona dentro da Escola Superior de Tecnologia (EST), na avenida Darcy Vargas, no Parque Dez, na Zona Sul. Com modernas instalações, o Ocean oferece gratuitamente capacitação técnica combinada com temas relacionados à usabilidade e empreendedorismo, além do contato com especialistas. 

A criação do Cariogame foi possível através de uma parceria entre a Ocean e a UEA, por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). “O mais interessante foi que conseguimos fazer uma trabalho interdisciplinar, já que envolveu vários cursos. E o mais importante é que os alunos que vão usar o aplicativo aprovaram a jogabilidade dele e ele está apto para ser usado na sala de aula.

publicidade
publicidade
Médicos e estudantes de Medicina participam de cursos de capacitação da UEA
Novo Código de Ética Médica entra em vigor na próxima terça-feira
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.