Publicidade
Manaus
Manaus

Alunos de faculdade privada revitalizam espaços públicos com materiais recicláveis

Alunos do Centro Universitário do Norte (Uninorte) vão utilizar materiais recicláveis para revitalizar praças e lugares públicos até a primeira quinzena de novembro 24/10/2015 às 14:05
Show 1
Pneus usados servirão de matéria-prima e serão ‘customizados’ para implantação de jardins e lixeiras ecológicas
Isabelle Valois Manaus (AM)

Com a ideia de incentivar comunitários a revitalizar os logradouros, alunos do curso de administração do Centro Universitário do Norte (Uninorte) criaram um projeto para melhoria da vida urbana. Para isso, os acadêmicos vão utilizar materiais recicláveis para deixar o local mais atrativo. Eles darão o primeiro passo e o projeto deve ser executado até a primeira quinzena de novembro.Para a implantação do projeto, os alunos adotaram algumas praças centrais e Zona Oeste.

A praça dos Santos Dumont, na avenida Joaquim Nabuco, Praça 14 de Janeiro, Zona Centro-Sul, foi uma das escolhidas. Nela, os alunos vão criar canteiros, bicicletário, lixeiras, vasos e até piso de pneus usados.Conforme um dos idealizadores do projeto, Júnior Rodrigues, a ideia da revitalização da praça é usar os pneus como matéria prima do paisagístico.

“Quando resolvemos assumir o projeto de paisagismo de pneus para a praça Santos Dumont, documentamos toda a ideia e registramos no cartório, depois apresentamos para as secretarias responsáveis por cada área, tanto limpeza pública como também a de meio ambiente, além dos órgãos ambientais para temos respaldo técnico ao projeto”, explicou o Júnior.Antes de implantarem o projeto, os universitários irão expor o projeto em stands para que a comunidade entenda como tudo irá funcionar. Após a apresentação, eles devem até do dia 13 de novembro implantar o passo do paisagismo.

Todos os pneus a serem utilizados no projeto foram doados por lojas e concessionárias de carros. “Fizemos uma pesquisa de materiais que fossem reciclados pra compor o projeto e surgiu a possibilidade de usar esse material tão versátil e abundante que normalmente são descartado como lixo comum e que poluem o ambiente. Hoje, Manaus é uma cidade cheia de carros e aproveitar esses pneus e dar uma utilidade a algo jogado fora”, explicou o universitário.

Para implantar o projeto, os acadêmicos vão realizar um mutirão de limpeza para em seguida montar a estrutura. Quando tudo estive concluído, os acadêmicos irão inaugurar e oferecer um espaço de lazer e cultural para comunidade ao redor da praça.

“Esperamos que os comunitários abracem a causa, pois a nossa ideia é dar este primeiro passo e estamos a disposição de mostrar e apresentar como tudo pode ser feito, se cada um fizer a sua parte, temos certeza que teremos uma Manaus diferente, e a cidade no qual sempre almejamos em ter”, disse.

Projetos serão colocados em prática

Conforme as professoras idealizadoras do projeto, Lanny Uchôa e Enily Cruz, são mais de 100 projetos a serem executados por alunos do 4 e 5 períodos do curso de administração. O projeto é interdisciplinar e está sendo iniciado neste período.

“O objetivo é que as turmas projetem e implantem seus projetos de intervenção social. São muitos projetos que vão transformar Manaus”, garantiu Uchôa.Entre os projetos há ações de revitalização de espaços públicos, além de campanhas educativas. “São mais de 100 projetos maravilhosos que vão transformar espaços e pessoas em Manaus. O intuito é empoderar a sociedade a cuidar, resignificar, simplificar e ampliar suas relações com a cidade”, reforçou a idealizadora.

Para Uchôa, a mudança deve iniciar com um pequenos e simples detalhes. Acreditamos que a mudança começa conosco”, completou.Além de jardins, pneus velhos serão transformados em lixeiras seletivas.

Publicidade
Publicidade