Terça-feira, 25 de Junho de 2019
ORGULHO

Alunos do Idaam vão disputar Olimpíada Internacional de Matemática em Taiwan

Treze estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental vão representar as escolas localizadas em Manaus



idaam_8EF86F58-5E5C-45FD-8E3E-8CC269F649E8.JPG Foto: Jair Araújo
12/06/2019 às 17:43

A participação na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, em abril deste ano, rendeu bons frutos para treze alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Idaam, localizadas em Manaus. É que de 3 a 7 de agosto, eles participarão do campeonato mundial chamado Asia International Mathematical Olympiad (AIMO 2019), na cidade de Taipei, em Taiwan. 

O comunicado sobre a participação da equipe que integrará a delegação do Brasil foi divulgado na semana passada à escola pelo Programa de Olimpíadas da Rede POC, instituição que representa o torneio AIMO no Brasil.

Orgulhosa pela primeira convocação internacional que leva o nome da escola, a diretora de Orientação do Idaam, professora Lucy Queiroz conta sobre o trabalho realizado que rendeu boas colocações e treze medalhas de ouro. “Nós já participamos de muitos torneios em outras cidades sejam de Matemática, Geografia, História, dentre outras disciplinas, mas esta é a primeira vez que vencemos uma olimpíada internacional e estamos muito felizes com o resultado de nossos alunos que tiveram a nota máxima”, afirmou. 

“É importante a participação dos meninos nesses torneios porque além de adquirir um conhecimento maior do que aqueles que adquirem em seu dia-a-dia, traz para eles créditos em seus currículos para que eles no futuro, possam utilizá-los em sua vida de maneira positiva quando escolherem quais carreiras vão seguir”, acrescentou Lucy. 

A professora explicou que o estímulo à participação em torneios acontece desde muito novos, ainda no início do Ensino Fundamental. Para isso, a instituição implementou as ‘Ligas Olímpicas’ que os preparam para campeonatos que abrangem várias disciplinas.  

“Desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, os alunos já participam de olimpíadas. As Ligas Olímpicas são aulas que eles têm semanalmente aonde se trabalha os conteúdos que serão cobrados, independente de qualquer olimpíada. Então, eles têm esse preparo diário, eles levam para casa materiais para exercitar e nesse processo, também há o auxílio de monitores que ficam com eles nesse momento de preparação”, afirmou a professora. 

Foco

Os alunos possuem praticamente dois meses para intensificar os estudos, revisar os conteúdos e arrumar as malas para viajar para o outro lado do mundo. Um dos treze alunos é Jaide Fernando de Carvalho, 14. 

Ele estuda na unidade Cidade Nova da Escola Idaam. O jovem contou que sempre teve facilidade para aprender Matemática, por isso, o interesse pela matéria. “Sempre me dei muito bem com a Matemática e ter recebido essa notícia me deixou congelado de tanta alegria. Agora mais do que nunca, estou focado nos estudos porque esse desafio será grandioso”, disse o jovem aluno.

A diretora de Ensino da Instituição, Célia Carrara, afirmou que só neste ano, os alunos participaram de três campeonatos de matemática. “Nós investimos muito nessa questão da participação em torneio porque acreditamos na ampliação do conhecimento, do estudo do aluno. Trabalhamos muito para que o aluno tenha a autonomia para estudar. Participar de um torneio fora do país possibilita aos alunos ir além, conhecer culturas, outros ambientes. Estamos muito felizes e vamos nos esforçar junto com eles para que dê tudo certo”, ressaltou a diretora.

Atividade estimula o aprendizado

Voltada a estimular o interesse pela Matemática e promover a melhoria do aprendizado da disciplina, a AIMO é uma iniciativa conjunta de três das melhores instituições mundiais dedicadas ao estímulo ao ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e the Hong Kong Mathematical Olympiad Association.

A competição é individual e para escolas convidadas pelas secretarias regionais da AIMO. Podem participar estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.

Paixão

Quem não esconde a paixão pela disciplina é o aluno Erick de Melo Barbosa, 14. Ele estuda na unidade Djalma Batista e também está entre os treze convocados. Erick ressaltou a alegria de representar a própria escola em um evento internacional e destacou que a oportunidade fará diferença em seu futuro.

“Eu me sinto muito seguro no assunto de números racionais e inteiros, o que sinto dificuldades de entender, mas não de executar é a questão dos polinômios. Os meus pais ficaram bastante animados em relação à viagem, mas principalmente quanto a minha classificação porque era uma coisa sem precedentes, nunca imaginamos que isso ia acontecer. Estou muito ansioso”, disse.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News karol 5249a044 89f6 4d99 98db 77f68d4ef8e4
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.