Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
livro_agora_C73A0B42-04EE-42EB-852F-1E3654313588.JPG
publicidade
publicidade

LEITURA

Alunos participam de 13ª edição da Feira de Sebos nas Escolas Idaam em Manaus

O evento é uma troca de livros que ocorre entre alunos de todas as séries das escolas. Para participar das atividades, cada estudante levou o próprio vale-livro


13/04/2019 às 11:17

As Escolas Idaam realizaram na manhã deste sábado (13), em sua unidade da avenida Djalma Batista, a 13ª edição da tradicional Feira de Sebos. O evento é uma troca de livros que ocorre entre alunos de todas as séries, iniciando às 7h30 e com termino previsto para 12h30. 

Para participar da troca, cada aluno levou o seu vale-livro recebido com a doação de obras paradidáticas  (romance, contos, ficção, aventura etc), gibis e discos de vinil (LP) e escolhia um novo título para levar. Os vales recebidos só poderão ser utilizados para a troca do mesmo gênero, livro, gibi ou disco de vinil.

De acordo com a diretora da unidade Djalma Batista das Escolas Idaam, Célia Carrara, a atividade integra o projeto de incentivo à leitura da instituição. "A leitura é fundamental em tudo na vida, tanto para a formação acadêmica quanto para o dia a dia. Falamos muito para os pais que os alunos devem ter aquela leitura prazerosa, que desperta a sua vontade de ler, a sua curiosidade", explica a educadora.

Ela destaca que a Feira de Sebos também tem caráter solidário: as obras que não forem trocadas pelos alunos será destinada a uma instituição de caridade que trabalha com crianças e adolescentes. "Em alguns anos nós já conseguimos atender três instituições ao mesmo tempo", disse.

Alunas como as amigas Sarah Benigno, 11, e Ana Eliza Viana Cézar, 12, do 7° ano do ensino fundamental, eram só alegria na feira. Ambas trocaram vários livros e receberam outros mais.

No caso de Sarah, a alegria era maior, pois ela foi premiada com “Honra ao Mérito” por ser uma leitora assídua e emprestar muitos livros da biblioteca da unidade. “Amo ler e amo essa feira de sebos, porque tem muita coisa interessante pois, além dos livros, há outros eventos interessantes na escola. Costumo ler uns 100 livros por ano, e um dos meus preferidos é a ‘Ilíada’”, disse ela, ao falar sobre um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga atribuídos ao poeta Homero, e que narra os acontecimentos decorridos no período de 51 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia.

 “Mas também gosto de ‘Poliana’, esses assim ‘meio clássicos’”, completa ela, que estava com sete livros trocados no evento e que queria mais.

Para Ana Eliza, que conseguiu seis livros na troca, “a feira desenvolve mais a nossa leitura e o nosso aprendizado; é muito legal vir aqui trocar os livros”.

Dia do Hino Nacional

Para homenagear um dos maiores símbolos da pátria, os alunos das Escolas Idaam fizeram um momento cívico especial nessa sexta-feira (12), com apresentações sobre o Hino Brasileiro, cuja data é comemorada hoje. Dentre elas, houve contação de curiosidades, simbolismo e uma breve história de como ele foi criado.

Os alunos participam semanalmente do Projeto Hora Cívica, que existe há anos na instituição e que visa conscientizar os discentes sobre a postura diante do Hino Nacional e a importância de respeitá-lo como um símbolo da pátria e a valorização do País.

Programação da 13ª Feira de Sebos do Idaam

7h30 às 8h30 – para alunos de 1º ao 3º ano Fundamental.

8h30 às 9h30 – para alunos de Educação Infantil.

9h30 às 10h30 – para alunos de 4° ao 6° ano Fundamental.

10h30 às 11h30 – para os alunos de 7º ao 9º ano Fundamental.

11h30 às 12h30 - para os alunos de Ensino Médio. 

publicidade
publicidade
SEC oferece 'Vivências de Regência de Ópera' para alunos da UEA
‘Sombra’ é preso em Fórum e nega participação em homicídio de 'amigo'
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.