AM prepara novo plano de contingência para Covid-19, diz Wilson
Governador destacou que a média de mortes diárias dobrou nos últimos dias, passando de uma média de seis para 12 óbitos por dia

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) está preparando um novo plano de contigência para o enfrentamento da Covid-19, adiantou o governador Wilson Lima (PSC) nesta quarta-feira (23), durante anúncio de novas medidas restritivas no estado.
Durante coletiva de imprensa, Wilson destacou que a média de mortes diárias dobrou nos últimos dias, passando de uma média de seis para 12 óbitos por dia.
Na terça (22), a Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM), anunciou a ampliação dos leitos dos hospitais da rede estadual, federal e conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo foram 112 novas unidades, para fazer frente ao aumento da demanda por atendimentos que necessitam de atenção.
O governador ressaltou que foi firmada uma parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e o hospital Beneficente Português de Manaus, que receberão pacientes fora do período de transmissão, assim como a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e o hospital Geraldo da Rocha.
O Amazonas receberá, ainda, 40 respiradores e 100 monitores para essas novas estruturas. O hospital Delphina Aziz, atualmente com 99% da ocupação da UTI, terá nos próximos dias um reforço com mais 10 leitos para acolher pacientes em situação grave, totalizando 400 unidades.