Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
REPASSES BLOQUEADOS

Amarelinhos interditam rotatória do Produtor após falta de dinheiro para diesel

Os manifestantes reivindicam o pagamento do Sistema de Bilhetagem da Prefeitura de Manaus, que já estão há 3 semanas atrasados



26ff91ab-0790-48db-ac48-10ddd43a3232_5373B754-EF71-4CE2-86ED-CA83A6E25314.jpg Foto: Divulgação
03/09/2019 às 19:53

Integrantes das cooperativas do transporte alternativo de Manaus interditaram, na tarde desta terça-feira (3), duas faixas da rotatória do Produtor, que fica localizada nas confluências das zonas Norte e Leste da cidade. A manifestação, que envolveu 350 pessoas ligadas ao serviço de transporte, acontece após três semanas de atrasos dos repasses do Sistema de Bilhetagem Eletrônica da Prefeitura às cooperativas, que estão sem verbas para comprar diesel para os ‘amarelinhos’.

“Seguindo a Lei, bloqueamos duas faixas de cada uma das avenidas que integram a rotatória do Produtor com o objetivo de pressionar a Prefeitura de Manaus a liberar os nossos repasses que foram injustamente bloqueados”, destacou Venícius José de Araújo, presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos (Cooptram).

Segundo Venícios, os valores atrasados pela Prefeitura de Manaus, desde o dia 6 de agosto, chegam a R$ 2,4 milhões. O dinheiro corresponde a 70% da arrecadação dos alternativos. Sem ele, segundo o presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos (Cooptram), Venícius José de Araújo, mais microônibus ficarão sem combustível.

“Até agora são cerca de 80 microônibus que estão paralisados devido à falta de combustível. Ainda temos uma quantidade de amarelinhos rodando que estão tirando dinheiro do próprio bolso ou emprestado de amigos e familiares para poder compra o diesel. Caso a Prefeitura não libere os nossos recursos, fatalmente mais e mais microônibus do sistema alternativo irão paralisar as atividades nos próximos dias”, destacou o presidente da cooperativa.

Devido à interdição das duas faixas, o trânsito no local ficou totalmente paralisado, já que o momento do início da paralisação, às 17h, é o de maior fluxo de veículos no local. As avenidas Camapuã, Itaúba e Autaz Mirim, principalmente no sentido centro-bairro, ficaram com grande congestionamento. A ação foi acompanhada por agentes do Manaustrans e da Polícia Militar.

Pressão

Representantes das cooperativas também marcaram para a manhã desta quarta-feira (3), uma manifestação em frente à sede da Prefeitura de Manaus, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus. O objetivo, segundo eles, é pressionar para que a Prefeitura se posicione sobre o caso. 

A reportagem de A CRÍTICA tentou contato com a Prefeitura de Manaus, mas até o encerramento desta matéria, não obteve resposta. Assim que a prefeitura responder sobre a falta de repasse às cooperativas, o posicionamento será incluído neste material.

Entenda o caso

Um decreto assinado pelo prefeito Arthur Neto (PSDB) no dia 6 de agosto, passou a direcionar os recursos do vale-transporte, passe estudantil e outros cartões usados no Sistema de Bilhetagem Eletrônica, do transporte coletivo da cidade, para uma conta bancária da prefeitura. A medida, segundo a administração, visa o pagamento do salário dos operadores do sistema e foi tomada às vésperas da greve dos rodoviários e após a intervenção nas empresas.

Prefeitura

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de Manaus informa que o bloqueio nos recursos do transporte coletivo oriundos do Sistema de Bilhetagem Eletrônica foi necessário para promover o equilíbrio do sistema e ordenar a gerência financeira do modal, sobretudo no que se refere a pagamento dos rodoviários. "O município destaca, ainda, que mantém diálogo com as categorias de Alternativo e Executivo e que toda liberação de recursos está sendo pautada conforme normas estabelecidas em decreto", diz o trecho da nota. Em outra parte, a Prefeitura de Manaus informa que o pagamento da categoria está sendo tratado pelo grupo interventor "e tão logo seja possível será liberado".

>>> Leia mais: Decreto repassa renda do transporte coletivo pra conta da Prefeitura de Manaus

News pedro01 9f97d6e2 e058 4e63 8ce7 e934cf255a3d
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.