Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
ABASTECIMENTO

Amazonas é o 2º estado que mais perde água tratada na distribuição, diz pesquisa

Apenas em Manaus, 630 milhões de litros são captados do rio Negro e tratados por dia. Do total, 40% acaba se perdendo por conta de ligações irregulares e mau uso, segundo o Instituto Trata Brasil



AGUATRATADA_CB185143-705A-4370-B217-43AF1D328BA2.JPG Foto: Divulgação
06/06/2019 às 21:49

Levantamento divulgado, nessa quinta-feira (6), pelo Instituto Trata Brasil mostrou que o Amazonas é o segundo estado brasileiro que mais perde água tratada na distribuição (vazamentos, furtos, etc). O Estado também é o segundo que mais perde no faturamento. O estudo foi feito com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano 2017.

A capital amazonense, que tem o segundo pior Índice de Perdas na Distribuição (IPD) entre os 100 municípios analisados, tem passado por uma reformulação desde que a Águas de Manaus assumiu a gestão do tratamento e distribuição da água na cidade. As ações para combater as perdas e desperdícios de água têm avançado, o que deve influir no resultado dos próximos levantamentos.  A Águas de Manaus chegou na cidade em junho de 2018. 

Diariamente, 630 milhões de litros são captados do rio Negro e tratados sob um rígido padrão de qualidade. Do total captado, 40% acaba se perdendo por conta de ligações irregulares e mau uso. 

Os investimentos da empresa para resolver o problema incluem uma série de ações para educar a população quanto ao consumo consciente, além de tecnologia e combate às fraudes. Uma destas ações foi criar novos canais de relacionamento com a população e incentivá-la a registrar toda ocorrência de perda de água tratada nestes canais. Assim, as equipes da concessionária podem atuar rapidamente na correção do problema.

O programa de atendimento itinerante “Vem com a Gente” é uma das principais frentes de trabalho nesta missão de reduzir o índice de desperdício e fraudes. Criado em agosto de 2018, as equipes do projeto já percorreram cerca de 120 mil residências, realizando mais de 11.737 regularizações de rede de água neste período na capital. 

Outro ponto destacado é o trabalho para o conserto de vazamentos internos, sejam estes visíveis ou não. As equipes da empresa atuam diariamente nas ruas da capital, em três turnos. Em 2019, já foram realizados um total de 53.113 serviços, entre eles conserto de vazamentos, de acordo com levantamento da Gerência de Serviços. Mais de 115 mil serviços também já foram realizados pelas equipes do “Vem Com A Gente”, incluindo conserto de vazamentos e regularização de ligações.

A Águas de Manaus também intensificou as fiscalizações contra fraudes em locais de grande porte. Estas fiscalizações especiais, realizadas em parceria com a Polícia Civil, já conseguiram encontrar irregularidades em centros comerciais, condomínios, postos de gasolina, grandes drogarias, canteiros de obra e até em shoppings. Em 2018, das 90 ações do tipo realizadas pela concessionária, 88 identificaram alguma fraude no fornecimento de água. Para 2019, a meta é realizar pelo menos 150 inspeções nesses locais até o fim do ano.
 

Receba Novidades

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.