Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Manaus

Amazonas é sede do 91º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

O encontro começa nesta quarta-feira (29), e vai até o sábado (31). Está confirmada a presença da ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, e do ministro Mauro Campbell, do STJ. A ministra atendeu ao convite do presidente do TJAM, João Simões,para participar da cerimônia de premiação das Unidades Judiciais que se destacaram no ano de 2011



1.gif Depois da solenidade, Eliana Calmon, acompanhada do presidente do TJAM, João Simões concede entrevista coletiva à imprensa de Manaus
28/03/2012 às 13:23

A partir desta quinta-feira (29), Manaus sediará o 91º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. O evento acontecerá até o sábado (31). Com a solenidade de abertura marcada para às 20h, no salão Rio Solimões no Centro de Cultura Palácio Rio Negro, Centro.

Também está confirmada a presença da ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, e do ministro Mauro Campbell, do STJ. A ministra atendeu ao convite do presidente do TJAM, João Simões,para participar da cerimônia de premiação das Unidades Judiciais que se destacaram no ano de 2011 e do cumprimento pelo Tribunal de Justiça do Amazonas de todas as Metas de 2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Calmon desembarca no aeroporto “Eduardo Gomes” às 12h05m e segue direto para o Centro de Cultura Palácio Rio Negro, onde acontecerá a cerimônia de premiação das Unidades Judiciais, às 13h30m, também no Salão Rio Solimões. Depois da solenidade, Eliana Calmon, acompanhada do presidente do TJAM, João Simões concede entrevista coletiva à imprensa de Manaus.

ABERTURA DO ENCONTRO

O Encontro reunirá os presidentes dos Tribunais de Justiça de todos os Estados da Federação brasileira para discutir o aprimoramento das atividades do Poder Judiciário Nacional, além dos temas atuais que envolvem a Justiça brasileira. Na abertura, o desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, João Simões, e o presidente do Colégio Permanente, desembargador Marcos Faver, darão as boas-vindas aos participantes.

Às 9h da sexta-feira (30), no Salão Nobre do Tropical Hotel, na estrada da Ponta Negra, começam as atividades com uma palestra do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro e Silva. Ele falará sobre “Aspectos relevantes do controle exercido pelos tribunais de contas em relação ao Poder Judiciário”. Ainda no período da manhã os desembargadores e demais participantes do evento participarão de uma segunda palestra com o conselheiro Vassi Werner (CNJ). O magistrado vai abordar o tema “Processo de Vitaliciamento de Juízes Substitutos”.

No período da tarde os trabalhos prosseguem com uma palestra sobre o tema Gestão de Preços (Licitações). A exposição será feita pelo economista Pedro Paulo Botafogo Teixeira Dantas. Às 16h20, os presidentes se manifestam e iniciam os debates a respeito do projeto de Emenda Constitucional sobre eleições nos tribunais. Os trabalhos do encontro encerram com a elaboração da "Carta de Manaus".

Este é o segundo encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, em 2012. O primeiro, ocorreu nos dias 26 e 27 de janeiro, no Estado do Piauí. No encerramento do evento, foi publicada a Carta de Teresina, onde os presidentes reafirmaram irrestrito apoio ao Supremo Tribunal Federal e suas decisões.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.