Publicidade
Manaus
ENSINO SUPERIOR

Amazonas é um dos três estados do Brasil que não oferece vagas para o Sisu

Sem conhecimento, candidatos que fizeram Enem acreditaram que "sumiço" do Amazonas seria problema técnico. Estudantes lamentaram ausência de vagas e resultado está previsto para o dia 5 de junho 29/05/2017 às 19:45 - Atualizado em 30/05/2017 às 13:59
Show ufam
Ufam foi uma das instituições que não ofereceram vagas (Foto: Arquivo/AC)
Oswaldo Neto Manaus (AM)

O Amazonas é um dos três estados do Brasil que não ofereceu vagas nesta segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A informação é do Ministério da Educação (MEC), que abriu inscrições nesta segunda-feira (29) com mais de 51 mil vagas disponíveis. Sem conhecimento da falta de ofertas, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acreditaram que o “sumiço” do Amazonas na lista de universidades seria um problema técnico.

De acordo com o MEC, instituições dos estados do Amazonas, Mato Grosso e Sergipe não apresentaram vagas. A estudante Fernanda Paula, 27, tentou realizar inscrição por volta das 15h, mas foi surpreendida pelo Estado não constar no processo.

“Tentei verificar as vagas disponíveis na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), mas dava ‘não encontrado’. Tentei algumas vezes mais e desisti. Achei que poderia estar sem vaga na universidade pra esse semestre”, contou. A estudante, que não havia passado na primeira edição, lamentou o não oferecimento de novas vagas. “Estava na esperança de uma segunda chance”, disse.

Sem novas vagas

De acordo com o MEC, apenas as instituições de ensino superior devem fazer a oferta. O órgão informou que nesta segunda edição 1.133 vagas foram ofertadas na Região Norte, sendo 740 apenas no Acre. Ao todo, 51.913 foram oferecidas em todo o País com destaque para o Rio de Janeiro, que ofereceu 12.363 vagas.

Vagas preenchidas

A Ufam disse por meio de nota que participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), somente no primeiro semestre de cada ano. "Logo todas as vagas, disponibilizadas para essa forma de ingresso, são preenchidas nesse período. Essa foi uma decisão da instituição, votada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em 2009", afirmou. 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou que o seu processo é realizado por meio do Sistema de Ingresso Seriado (Sis) e pelo vestibular. “Atualmente, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não faz parte do processo de ingresso da UEA”, disse em nota.

O resultado do Sisu está previsto para ser divulgado em 5 de junho – mesma data em que será aberta a lista de espera. Já a matrícula deve ser feita entre os dias 9 e 13 de julho.

Publicidade
Publicidade