Amazonas Energia lidera ranking de reclamações na CDC da Aleam
Apesar das queixas, a Comissão de Defesa do Consumidor da casa legislativa também indica que a empresa é a que mais fecha acordo durante audiências conciliatórias

Com 135 queixas registradas no primeiro semestre deste ano, a Amazonas Energia lidera o ranking de reclamações da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam). A concessionária é seguida pelas empresas Águas de Manaus, Claro/Net/Embratel e Oi, que também compõem a lista, divulgada nesta terça-feira (30) pelo presidente da comissão, deputado estadual João Luiz (PRB).
Entre as reclamações mais constantes computadas na CDC/Aleam estão a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a cobrança abusiva nas contas de luz.
“A empresa é reincidente e, com base nas reclamações registradas na comissão, fica comprovada a má qualidade dos serviços prestados na capital e também no interior do Estado. Já reunimos com a empresa e solicitamos um plano de atuação emergencial, que garanta a continuidade dos serviços em qualquer situação, conforme o Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o presidente da CDC/Aleam, deputado João Luiz.
Segundo dados da comissão, apesar de liderar o ranking das mais reclamadas, a Amazonas Energia é a empresa que mais fecha acordo durante as audiências conciliatórias, realizadas no âmbito da CDC/Aleam.
“Apesar do alto número de reclamações, a direção da Amazonas Energia demonstra boa vontade em manter um relacionamento satisfatório com seus clientes, uma vez que é a empresa que mais firma acordos conciliatórios”, ressaltou o parlamentar.
Para o presidente da CDC/Aleam, denunciar a má prestação de serviço é dever e obrigação de todo consumidor. “Essas denúncias municiam os órgãos de defesa para cobrar mais qualidade na prestação de serviço e também intervir em situações em que o consumidor está sendo lesado”, completou o deputado, ao acrescentar que qualquer pessoa, que se sentir prejudicada em alguma situação consumeirista, pode procurar a comissão para denunciar, reclamar, buscar orientação e informação relacionadas à defesa do consumidor.
Posicionamento
Em nota, a Águas de Manaus, concessionária responsável pelos serviços de água e tratamento de esgoto da cidade, informou que vem trabalhando para se tornar referência na resolução de pendências de seus usuários. Reduzir os índices de processos formalizados e reclamações de clientes junto aos serviços de proteção ao consumidor nas esferas Municipal e Estadual e é um de nossos objetivos. Desde que passou a ser gerida pelo grupo Aegea, no mês de junho de 2018, a empresa desenvolve ações de relacionamento para ficar mais próxima da população, seja para atender demandas, estimular o uso consciente da água ou ajudar na regularização de qualquer necessidade.
Ainda conforme a concessionária, um bom exemplo da nova postura da concessionária é a campanha 'Zera Dívida' que já atendeu 40 mil pessoas em duas edições. Durante as ações, os clientes da concessionária tiveram a oportunidade de renegociar débitos em parcelamentos que chegavam em até 120 vezes e resolver outras pendências. O atendimento recorde é reflexo do comprometimento da empresa em se aproximar cada vez mais de seu cliente. Além dessa ação, já outras foram desenvolvidas na gestão do grupo Aegea para aproximar a relação com os clientes. Para tanto, disponibiliza atendimento nas lojas da rua Leonardo Malcher, 1.237, Centro e nos Pontos de Atendimento ao Cidadão (PAC´s) dos bairros Alvorada, Compensa, Cidade Nova, São José; Shoppings Cidade Leste, Via Norte e T4 (de segunda a sexta, das 8h às 17h) ou nos canais disponíveis 24h por dia: SAC 0800 092 0195, WhatsApp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
Atendimento ao público
A CDC/Aleam funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no 4º andar da Aleam, e conta com uma estrutura com capacidade para cem atendimentos diários. Informações no telefone 3l83-4493.
Ranking da CDC/Aleam:
1º Amazonas Energia – 135
2º Águas de Manaus – 53
3º Claro/Net/Embratel - 17
4º Oi - 10