Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
BALANÇO

Amazonas registra queda nos índices de violência de janeiro a maio

Queda nos homicídios foi de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Também houve redução nos registros de estupros, latrocínio e roubo de veículos



WhatsApp_Image_2019-06-19_at_11.31.06_B8BAC4C4-ECC1-465D-87CD-EEAC2C37E5FF.jpeg (Foto: Divulgação)
19/06/2019 às 11:42

Nos cinco primeiros meses de 2019, a cidade de Manaus registrou queda nos índices de homicídios (8% no acumulado do ano), latrocínios e roubo de veículos (38%) em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, houve redução de até 26% dos crimes violentos na capital.

Segundo o secretário de Segurança  Pública, Coronel Louismar Bonates, esses resultados devem-se ao planejamento do trabalho da polícia, à integração das forças de segurança e também ao auxílio da população, por meio do Disque-Denúncia  (181). Os dados foram apresentados em coletiva na sede da SSP-AM, Zona Norte de Manaus, na manhã desta quarta-feira (19).

"Nosso foco são as chamadas manchas criminais, onde há alta criminalidade. As zonas Leste e Centro-Sul apresentam o maior número de casos, mas a situação está melhorando nestes locais", frisou Bonates. "O policiamento é dinâmico. Se o crime migra, a polícia migra atrás".

Mortes violentas – De janeiro a maio deste ano, foram registrados 304 homicídios na capital amazonense contra 333 de igual período do ano passado, o que representa uma queda de 8% no acumulado do ano. Somente no mês de maio, a queda foi de 14% se comparado com maio de 2018.

Já os registros de latrocínio tiveram queda de 26%, com 14 registros em 2019 contra 19 registros do ano passado entre os meses de janeiro e maio. Outro indicador em queda foi o de lesão corporal seguida de morte, com redução de 23%. Neste ano, foram dez registros em cinco meses, contra 13 de um ano atrás, entre janeiro e maio.

Os números da SSP indicam também uma queda nos casos de estupro  da ordem de 15%. Além disso, foram retiradas de circulação quase mil armas de fogo no pedido de janeiro a maio.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter freelancer de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.