Sábado, 17 de Agosto de 2019
Manaus

Amazonas Saúde Itinerante terá atividades em 18 municípios do interior

As jornadas de cirurgias gerais e ginecológicas para o mês de maio contemplam Autazes, Parintins, Barcelos e Barreirinha.



1.jpg Em maio, as atividades do programa serão levadas a 18 municípios, de acordo com a programação organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam)
03/05/2013 às 09:25

As ações do programa Amazonas Saúde Itinerante nos municípios do interior, já permitiram a realização de 15.170 consultas na especialidade de oftalmologia, com a dispensação de 6.304 óculos; 1.409 cirurgias de catarata; e 360 cirurgias gerais e ginecológicas de baixa e média complexidade, nos Sqatro primeiros meses deste ano.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, além desses procedimentos, o programa também levou aos municípios do interior do Amazonas as consultas ambulatoriais em especialidades como ginecologia, pediatria, urologia, cardiologia, angiologia e gastroenterologia. “Já são quase 900 atendimentos, nessas especialidades”, disse Alecrim. 

Em maio, as atividades do programa serão levadas a 18 municípios, de acordo com a programação organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). “A programação, principalmente de cirurgias, é planejada a partir da demandas apresentadas pelos municípios”, explica Alecrim.

As jornadas de cirurgias gerais e ginecológicas para o mês de maio contemplam Autazes, Parintins, Barcelos e Barreirinha. As cirurgias de catarata, por sua vez, deverão ocorrer em Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Borba, Carauari, Canutama, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Nova Olinda, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo e Tabatinga.

A programação de consultas oftalmológicas prevê a realização da atividade em Barcelos, Careiro, Codajás, Japurá, Maraã e São Gabriel da Cachoeira. Os pacientes atendidos nessas consultas e que apresentam necessidade, recebem os óculos prescritos pelo médico gratuitamente.  Os óculos são confeccionados em Manaus, com base na prescrição médica. Posteriormente são enviados ao usuário, que faz a retirada dos óculos na unidade de saúde, no seu próprio município.  

Reforço
Para a realização das ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, que são executadas em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde, o Governo do Estado investe, anualmente, R$ 18,3 milhões, entre compra de medicamentos e transporte das equipes. A meta para o ano de 2013 é realizar 1,8 mil cirurgias eletivas e mais de 5.250 consultas com especialistas, em 35 municípios do interior do Estado.

Especificamente na área de oftalmologia, a previsão é de 4,3 mil cirurgias de catarata, somente no interior do Estado, e a realização de 30 mil consultas. “É uma determinação do governador Omar Aziz que estas ações se estendam por todas as regiões do Estado”, frisou o secretário Wilson Alecrim.

 

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.