ATRASO

Amazonas tem 765 mil pessoas aptas a receber terceira dose que ainda não foram tomá-la

Estado também tem 400 mil pessoas que não tomaram sequer a primeira dose e outros 630 mil que não tomaram a segunda; ciclo completo evita gravidade em caso de infeccção

Dante Graça
12/01/2022 às 15:24.
Atualizado em 08/03/2022 às 18:06

(Foto: Herick Pereira / Secom)

A cada dez internados por Covid-19 no Amazonas, somente um deles tem o ciclo vacinal, enquanto os outros nove ou nunca se vacinaram, ou estão com as doses subsequentes em atraso. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e apontam para a necessidade da vacinação para evitar o agravamento por conta da doença.

Mesmo diante da realidade apresentada em números, ainda há amazonenses que fogem à vacinação. Além dos mais de 400 mil que jamais tomaram sequer a primeira dose, facilitando a circulação do vírus e o agravamento de casos, chama atenção a quantidade de pessoas atrasadas para a segunda dose e também para a dose de reforço.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, são 630 mil pessoas no Amazonas que tomaram a primeira dose e não voltaram para a tomar a segunda. E os atrasos para a terceira dose são ainda mais numerosos. “Nós sabemos que a defesa cai seis meses após a segunda dose, e hoje nós temos aí em torno de 765 mil pessoas que estão aptas a tomar a dose de reforço e ainda não tomaram”, afirmou ela, em entrevista ao A Crítica Notícia, programa da TV A CRÍTICA exibido ao vivo nesta terça-feira. 

Tatyana Amorim afirmou que o cenário epidemiológico, tratado por ela como preocupante, vai ser definido na medida que a população for aderindo à vacinação, e que as condições dos internados são mais um indicativo favorável à imunização. “50% dos internados não estão vacinados, outros 40% estão com suas doses atrasadas. E os 10% que estão com as vacinas atualizadas, completas, têm comorbidades associadas”  explicou ela, reforçando que o atual aumento de casos não terá impacto no número de óbitos “se a população aderir à vacinação”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por