Terça-feira, 22 de Setembro de 2020
BASE ARPÃO

Amazonas tem reforço inédito no combate ao narcotráfico no Médio Solimões

Inaugurada hoje (4), a 'Base Naval Arpão' conta com estrutura policial pioneira no combate aos crimes nos rios do AM. Todas as embarcações, de canoas a transatlânticos, serão fiscalizadas pela base



e66cd425-16ec-48cb-986e-d7ad29490516_D41B4F8E-FD24-40C6-8C43-13F6601CBE60.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
04/08/2020 às 12:52

A partir de hoje (4), a região do Médio Solimões contará com uma estrutura policial pioneira no combate ao tráfico de drogas, crimes ambientais e a pirataria nos rios por meio da Base Arpão, resultado de parceria entre os governos estadual e federal instalada entre os municípios de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) e Tefé (distante 523 quilômetros da capital).

A Base vai funcionar também como posto de controle fluvial - todas as embarcações, de canoas a transatlânticos, serão fiscalizadas. Durante a inauguração, na manhã desta terça feira, o governador Wilson Lima afirmou que o trabalho realizado pela Base servirá como uma resposta contundente às investidas do crime organizado, como a que vitimou dois policiais militares durante operação em Nova Olinda do Norte ontem (3).



"Há algum tempo acompanho a atividade nos rios da Amazônia e percebi a dificuldade de fazer segurança pública num estado tão diverso, com logística diferenciada, com bens de valor inestimável. 80%dos crimes que acontecem na capital tem relação ao tráfico de drogas., E as substâncias passam por aqui".


Foto: Euzivaldo Queiroz

Lima disponibilizou uma das sete lanchas da Base para auxiliar o comandante da Polícia Militar na tarefa de encontrar os responsáveis pela morte dos PMs. O comandante já se encontra na comunidade Terra Preta, onde ocorreu a troca de tiros entre traficantes e polícia.

"Determinei ao comandante que retornasse com uma resposta positiva sobre a operação", ressaltou o governador.

"Sou conhecedor do teatro de operações do Amazonas. Com a realidade e a necessidade, esse tipo de integração vai se materializar neste momento trágico", declarou o diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Leandro Almada, que representou o titular do ministério, André Alves, na inauguração.

Programa Vigia

Por meio do Programa Vigia, o MJSP vai fornecer recursos, capacitação profissional e alocação de equipamentos à Base.

"No início do mandato, o governador nos pediu que déssemos atenção ao interior. Dentro do planejamento estratégico está a instalação de bases fluviais para o bloqueio do tráfico de drogas, causa das nossas mazelas sociais", relatou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates.


Foto: Euzivaldo Queiroz

Três novas bases (sendo duas no meio Solimões e uma no rio Negro) deverão ser instaladas para coibir a rota do tráfico de drogas e outros ilícitos, com base em estudo estratégico realizado pela SSP-AM e a polícia federal.

55 agentes das polícias Militar, Civil, Federal, Corpo de Bombeiros e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão fornecer suporte às operações desencadeadas pela Base, que também contará com médicos, dentistas e outros agentes de segurança.

Durante a cerimônia, foi inaugurado o sistema de radiocomunicação que vai intensificar o combate ao narcotráfico e a crimes ambientais em sete municípios do Amazonas (Iranduba, Coari, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé).

Com investimentos de R$ 13 milhões,o projeto foi viabilizado em parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Programa Vigia e da Operação Hórus, vigente no Amazonas desde novembro do ano passado.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.