Domingo, 26 de Maio de 2019
SUPERAÇÃO

Amazonense supera AVC para se tornar vice-campeão mundial de jiu-jitsu

Adriano Gomes, 38, ficou em 2º lugar na categoria 'pesadíssimo', em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes



medalha_BC2C426D-4213-4B34-836B-D058865E455C.JPG
Foto: Divulgação
15/05/2019 às 16:49

Sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ter como sequelas a perda da fala e de movimentos do corpo não foram suficientes para frear o lutador amazonense Adriano Gomes, de 38 anos, que se consagrou vice-campeão mundial de jiu-jitsu no Abu Dhabi World Pro Jiu-Jitsu Championship 2019, disputado no final de abril em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos - EAU.

Com mais de 20 anos de arte suave, Adriano é faixa preta e compete pela categoria ‘pesadíssimo’. Há pelo menos sete anos ele precisou reaprender tudo para dar a volta por cima após sofrer um AVC e ter o lado direito do corpo paralisado, além de perder a fala.

O paratleta amazonense fez duas lutas, vencendo a primeira por pontos e perdendo a segunda por pontos também no Abu Dhabi, que é considerado um dos principais campeonatos de jiu-jitsu do mundo.

O amigo e parceiro de treino de Adriano, Daniel Melo, 38, conta que o lutador é um exemplo a ser seguido. “É um incentivo para o Adriano participar das competições internacionais. Quem tem o pensamento de desistir, o Adriano é um exemplo e incentivo para essas pessoas. Ele tem muito a nos ensinar sobre superação pelo exemplo de vida que ele nos dá”, afirmou.

Adriano se prepara para disputar agora o Campeonato Amazonense de Jiu-jitsu, além do 1º Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu para Paratletas, em Florianópolis (SC) e a seletiva para o Abu Dhabi de 2020, no Rio de Janeiro (RJ).

O titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos, destaca o exemplo de vida do paratleta amazonense. “Se a palavra lutador pode ser exemplificada, pode ser com a história de vida de Adriano. Superar um AVC é para poucos e ele teve toda a força para continuar sua vida e conquistar uma medalha em uma competição tão importante quanto o Abu Dhabi. E o apoio prestado pelo poder municipal a ele é fruto do trabalho do prefeito Arthur Virgílio Neto, sempre atencioso com os atletas do nosso Estado”, ressaltou.

 

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.