Publicidade
Manaus
Manaus

Ambulantes montam barracas em calçadão em frente ao recém-inaugurado Shopping Via Norte

Cerca de 65 vendedores ambulantes montaram barracas em frente ao Shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, depois de três dias da inauguração   01/12/2014 às 11:46
Show 1
As barracas padronizadas foram alugadas por R$ 120 para os autônomos
Jornal A Crítica Manaus (AM)

Em menos de três dias da inauguração do Shopping ViaNorte, localizado na Avenida José Henriques Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte, aproximadamente 65 vendedores ambulantes ocupam a calçada do outro lado do empreendimento para venderem bebidas, churrasco e frutas. Algumas barracas ainda estão vazias, mas nomes rabiscados na parede indicam os “donos” delas.

Na tarde deste domingo (30), os ambulantes estavam se “organizando” e cadastrando nomes de quem chegou no local no dia 27 deste mês, um dia antes da inauguração do shopping.

“Tinham pessoas que reservaram mais de uma barraca e por isso estamos cadastrando para apresentar para a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e solicitar regulamentação desses ambulantes”, justificou o presidente da Associação de Moradores do bairro Monte das Oliveiras, Nonato Salles.

As barracas padronizadas custaram aproximadamente R$ 120, segundo uma das vendedoras, Socorro Pereira, 67. “A maioria das pessoas que estão aqui estão desempregadas. Eu por exemplo não sou aposentada e não tenho de onde tirar minha renda”.

Assim como ela, Altair Cordovil, 42, também afirmou que encontra-se desemprego e viu na ocupação irregular uma oportunidade de ganhar dinheiro. “Todo mundo que está aqui precisa sobreviver. Nós não queremos fazer nada errado e estamos solicitando uma reunião com a Prefeitura para que, pelo menos, liberem o espaço mediante pagamento de uma taxa. Não nos importaremos em pagar um valor mensal para trabalhar neste local”, relatou o vendedor autônomo.

A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) informou que duas fiscalizações foram realizadas no local e que todos os ocupantes foram notificados. Nesta segunda-feira (1º), a equipe de fiscalização retornará no local para cobrar a saída dos ambulantes.

Publicidade
Publicidade