Publicidade
Manaus
PADROEIRO

Animais ganham bênçãos em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis, em Manaus

Donos de cães, gatos, periquitos e até jabutis levaram os bichanos até a paróquia para serem abençoados pelo santo protetor dos animais e da natureza 04/10/2018 às 11:13 - Atualizado em 04/10/2018 às 12:07
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Nesta quinta-feira (4) é comemorado o Dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais, da natureza e padroeiro da ecologia. Devido à data, católicos donos de animais levaram seus pets de estimação para receberem bênçãos do santo em igrejas da cidade, como na Paróquia São Jorge, localizada na comunidade São Francisco de Assis, na rua Boa Esperança, bairro Vila da Prata, Zona Oeste.

Cães, gatos, periquitos e até jabutis estão entre os bichanos que compareceram à paróquia para ganhar bênçãos de São Francisco pelos líderes religiosos do local. Os jabutis Laurita, de 15 anos, e Joãozinho, de 3, chamaram a atenção. Eles foram trazidos pela aposentada Raimunda Vital da Rocha, 74, devota de São Francisco, que também levou o cãozinho Rint, caçulinha de apenas 2 meses.

“Desde que começou essa missão eu venho trazer meus animais aqui. Em outros anos eu já trouxe galinhas e pintos também. Sou devota de São Francisco até o fim da minha vida e vou à procissão mais tarde”, disse Raimunda Vital, natural do município de Lábrea, a 863 quilômetros de Manaus.

De acordo com o pároco de São Jorge, frei Agostinho Odorizzi, nada mais propício do que fazer a bênção da imagem na celebração em que os animais, amigos prediletos de São Francisco, também serão abençoados.

“Temos em nossa comunidade vários relatos de pessoas que creditam à intercessão de São Francisco curas e bênçãos aos seus animais. Isso faz parte da caminhada de fé que comungamos e por isso essa celebração é tão querida entre os devotos. Além disso, São Francisco amava e respeitava as criaturas de Deus, observava, contemplava, dialogava com elas e nos deixou muito forte o sentimento do respeito que devemos ter com toda a criação. Esse também é um momento de reflexão sobre os princípios de Francisco”, comentou ele.

A procissão de Sã Francisco de Assis começa às 18h nas ruas do bairro da Vila da Prata.

Publicidade
Publicidade