Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020
PRESERVAÇÃO

Animais resgatados em situação de risco são devolvidos à natureza no AM

Dos 12 animais resgatados pelo Batalhão Ambiental, oito foram resgatados e quatro devolvidos de forma voluntária por pessoas que os mantinham em ambiente doméstico.



coruja_8E18656A-D157-4496-9084-D4D06C1A1A90.JPG Foto: Divulgação
16/12/2019 às 07:56

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar  e o Ibama realizaram em conjunto a devolução à natureza de 12 animais silvestres que foram recapturados, este ano, durante ações do batalhão em Manaus. Na última sexta-feira, os bichos foram reintroduzidos em área de mata fechada no município de Presidente Figueiredo.

A ação, que foi divulgada ontem, é fruto de uma parceria entre o Batalhão Ambiental e o Ibama que visa ampliar o resgate de animais, bem como o seu retorno em boas condições ao meio ambiente. Entre os bichos devolvidos estão 10 macacos-prego, um macaco-parauacu e um gavião-carijó.



Dos 12 animais, oito foram resgatados e quatro devolvidos de forma voluntária por pessoas que os mantinham em ambiente doméstico. “São animais que ficaram submetidos a situações de estresse, sob a guarda de pessoas que não tinham condição nenhuma de criá-los, haja em vista, ainda, são animais silvestres”, afirmou o capitão Daivison Soeiro.

Após resgatados em ações policiais, ou recebidos em devolução voluntária por criadores, os animais são direcionados para o Centro Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama. Lá, eles são avaliados por veterinários, passam por cuidados médicos e, depois, se estiverem em condições adequadas, são libertos na natureza.

Segundo o médico veterinário do Centro Triagem Jefferson Torquato, a reintrodução é uma maneira de ajudar as espécies a aumentarem suas populações na selva. “A gente está agregando nesse ambiente silvestre um bando (de macacos), porque os que haviam aqui foram diminuídos, segundo um estudo”, afirmou.

A maior parte dos animais que chegam ao Ibama para tratamento especializado são levados pelo Batalhão Ambiental. “A gente tem essa parceria muito bacana com o Batalhão de Polícia Ambiental, porque 90% dos casos que chegam lá, no Cetas, é do Batalhão Ambiental, que traz animais de resgates, animais de apreensão e animais de entrega voluntária. Essa parceria com o Ibama só tem a crescer, porque a gente sabe que tem que cuidar da na nossa fauna e flora”, disse Torquato.

Para fazer denúncias ou ainda devolver um animal silvestre, o cidadão pode entrar em contato com o Batalhão Ambiental através do Linha Direta (92) 98842-2147. Com o Ibama, o contato da “Linha Verde” é o 0800 61 8080.
 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.