Publicidade
Manaus
NERVOSISMO

Antes da prova, estudantes de Manaus falam sobre expectativa para o 1º dia do Enem 2018

Novatos e veteranos no exame que dá acesso ao Ensino Superior comentaram o nervosismo e arriscaram possíveis temas para a redação deste ano 04/11/2018 às 11:17 - Atualizado em 04/11/2018 às 11:38
Show whatsapp image 2018 11 04 at 11.00.46 2bcd982d 619f 4cfd a730 3a8c5a643c9a
Foto: Jorge Llach
Karol Rocha Manaus (AM)

Hoje (4) é o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, única porta de entrada para o ensino superior em universidade federal ou a possibilidade de garantir uma bolsa de estudos em faculdades particulares. A prova deste ano coincidiu com o início do horário de verão no País, o que levou os participantes a terem que ficar atentos ao horário de fechamento dos portões (11h em Manaus).
 
Os jovens Lázaro Augusto Guimarães e João Victor Caboclo, ambos de 18 anos, sonham em ingressar na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), porém, é primeira vez que eles realizam a prova. "Estou bastante nervoso, estudei muito tanto na escola quanto no cursinho. Espero que a redação seja sobre xenofobia ou fake news, assuntos que tenho lido bastante", conta Lázaro.

Quanto ao horário, eles chegaram bem adiantados ao Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus. "Como eu já sabia do horário de verão, cheguei as nove horas. Também estou nervoso, mas nao custa tentar, pretendo cursar Engenharia Mecânica na Ufam", ressalta João Victor.

Ane Gabriele, de 18 anos, realiza a prova pela segunda vez. "Agora é para valer e para passar. Meu sonho é passar em direito", conta. A jovem complementa ainda sobre como foi o dia anterior. "Ontem, eu só descansei. Estava imaginando que hoje seria um dia puxado", afirma.

Thiago Rafael dos Reis, de 18 anos, já estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas em uma universidade particular, porém, tenta a segunda faculdade. "Desta vez, pretendo Federal. Quero muito cursar Sistema de Informação", diz ele.

Neste domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A continuação ocorre no próximo domingo (11), dia das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias. No Amazonas, mais de 123 mil estudantes deverão realizar a avaliação, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Publicidade
Publicidade