Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
INCLUSÃO

Apae e Pestalozzi iniciam Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Entidades realizam e participam de programações voltadas a semana e a população é convidada a participar



Capturar_E18FAC6F-2AEB-4AD4-A0F3-996C6BA8000C.JPG Ações culturais e esportivas estão previstas na programação da Associação Pestalozzi do Amazonas e da Apae-AM . Foto: Euzivaldo Queiroz - 21/mar/2018
21/08/2018 às 03:00

Como forma de conscientizar a sociedade para a inclusão de todos, as instituições chamam a atenção para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que começa nesta terça-feira (21)  e segue até o dia 28 de agosto na capital. Instituições como a Associação Pestalozzi do Amazonas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizam e participam de programações voltadas à semana e a população é convidada a participar.

“A semana não está relacionada exclusivamente ao contexto geral de luta da pessoa com deficiência, está voltado à educação inclusiva. Ao longo da história, nós tivemos uma luta que começa com as Apaes sobre a educação da pessoa com deficiência intelectual. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a dar uma conotação mais ampla para a semana, nesse contexto, falamos da educação. A Seped apoia as ações voltadas a educação inclusiva. Temos feito o trabalho para que as escolas estaduais estejam mais acessíveis para que crianças, adolescentes e jovens possam acessar as escolas”, explicou o secretário Executivo da Secretaria de Estado dos Direitos de Pessoas com Deficiência (Seped), Ronaldo André Brasil.



A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 traz o tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, justamente para ressaltar que a inclusão é responsabilidade do Estado e Município. “Nós temos sim que potencializar essas ações de apoios, não só em âmbito de estrutura de governo mas nas instituições. Por que as demandas estão dentro das instituições. São elas que atendem às pessoas com deficiências”, finaliza o secretário.

PROGRAMAÇÃO

Em Manaus, a Associação Pestalozzi do Amazonas e Apae realizam programações durante toda a semana. Na quarta-feira, a Pestalozzi resgata as brincadeiras tradicionais, cantigas de roda e corrida no saco.

Na quinta acontece competições de esportes em várias modalidades. Na sexta, acontece palestras ministrada pela equipe técnica. Na segunda, dia 27, será realizada atividades funcionais e na terça, dia 28, o encerramento das atividades acontecem em grande estilo no Largo de São Sebastião, às 16 horas.

“Todo o ano nós fazemos essa semana em prol das pessoas com deficiência para orientar, alertar e chamar a atenção da comunidade. As pessoas com deficiência pode ter uma vida normal. Ela pode ter todo o tipo de posicionamento em uma sociedade como qualquer outra pessoa independente da sua privação, intelectual ou física”, conta a presidente da Associação Pestalozze do Amazonas, Sílvia Luiza Passos.

Já a Apae Amazonas, participa dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) da Prefeitura de Manaus, que iniciou na última sexta-feira, dia 17. Ao todo participarão 120 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus, representantes nas competições de atletismo, bocha, futsal e vôlei. No sábado, 25 de agosto, acontece a competição Pedalada da Inclusão para o público em geral, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às 16 horas.

SERVIÇO

O que: Associação Pestalozzi do Amazonas

Endereço: Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, Nº 380 - Distrito Industrial

Contato: (92) 3237-4461

 

O que: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Endereço: Avenida Perimetral, S/N - Parque Dez de Novembro

Contato: (92) 3643-8400


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.