Publicidade
Manaus
CALOR À VISTA

Apesar da chuva, Sipam prevê trimestre quente e com temperaturas elevadas

Meteorologista do Sipam prevê estação seca até setembro em Manaus, com baixo nível de chuvas e com temperaturas ainda mais elevadas em comparação ao mês de junho 03/07/2017 às 20:34 - Atualizado em 03/07/2017 às 20:46
Show sol
Foto: Aguilar Abecassis/Arquivo AC
Álik Menezes Manaus (AM)

Apesar da manhã chuvosa que o manauense enfrentou nesta segunda-feira (03), a previsão para o trimestre é de baixo nível de chuvas com temperaturas ainda mais elevadas em comparação ao mês de junho, segundo estimativa do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam/Sivam).

De acordo com o metereologista do Sipam Lucas Mendes,   foi registrado um total de 15,4 mm, conforme estação automática do Instituto Nacional de Metereologia (INMET) e para esse mês são esperados  acumulados de chuva ao final do mês, fato típico do verão amazônico.

“Estamos dentro do período de estação seca que perdura até setembro, quando são esperados acumulados de chuva ao final do mês com níveis abaixo de 100 mm”, disse.

Para o trimestre, o metereologista afirmou que haverá pouca nebulosidade e  muito calor ao longo do dia.  “O trimestre caracteriza-se por manter baixo o nível de chuvas e com menor frequência, apresentando dias em sua maioria com predomínio de Sol e temperaturas elevadas”,  ressaltou.

O especialista afirmou que as temperaturas serão maiores que se comparadas com o mês passado, quando a temperatura máxima. em média, foi de 32.1º C e o máximo atingido no dia 10, quando os termômetros marcaram 33,6º C.

Com relação às chuvas do mês passado, Lucas disse que estiveram dentro do normal e as temperaturas apresentaram-se ‘ligeiramente’ acima da média por conta da estação seca.

Chuvas isoladas

Segundo previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), hoje o dia será de parcialmente nublado a nublado, com a possibilidade de chuvas isoladas no período da tarde. A temperatura varia de 24ºC a 30ºC.

A amanhã o dia começará com o céu nublado acompanhado de chuva, alternando para parcialmente nublado e a temperatura máxima será de 31ºC.

Ainda segundo a estimativa do Sipam, a quinta-feira terá céu parcialmente nublado. As temperaturas podem variar de 25ºC a 33ºC.

Chuva e agasalhos

A técnica em enfermagem Ruth Ferreira, 29, foi surpreendida com a chuva no início da manhã de hoje. Acostumada com as altas temperaturas, ele ‘correu’ para o guarda-roupas e pegou uma jaqueta para enfrentar o frio. “Gosto e sou acostumada com o calor, quando o tempo fica friozinho eu sofro, pois sinto muito frio”, contou.

A universitária Bárbara Gama, 26, afirmou que jamais é pega de surpresa, ela não sai de casa sem uma jaquela ou camisa de manga longa e um guarda-sol. “Cresci sabendo que nosso tempo não é normal, mesmo durante o verão tem muitas possibilidades de cair um temporal. Amazonense nunca pode sair de casa sem esse kit: agasalho e guarda-sol que vira guarda-chuva”, brincou.

Apesar das chuvas da madrugada e início da manhã, após às 9h da manhã o tempo ficou nublado e o sol apareceu apenas após às 12h.

Céu nublado na quarta-feira

Amanhã o dia começará com o céu nublado acompanhado de chuva, alternando para parcialmente nublado e a temperatura máxima será de 31ºC.  Ainda segundo a estimativa do Sipam, a quinta-feira terá céu parcialmente nublado. As temperaturas podem variar de 25ºC a 33ºC.

Publicidade
Publicidade