Publicidade
Manaus
Manaus

Apesar do calor, desfile da Independência volta para horário tradicional em Manaus

Há dois anos, o público sofreu com a alta temperatura na manhã daquele 7 de setembro e os organizadores prometeram mudanças de horários. Em 2012, o evento aconteceu à tarde, mas este ano voltou para o turno da manhã 04/09/2013 às 20:28
Show 1
Utilizando guarda-chuva para se proteger do sol, o público que compareceu ao Sambódromo em 2011 sofreu com o calor e o atraso de uma hora do desfile
VINICIUS LEAL Manaus (AM)

A comemoração do Dia da Independência do Brasil ocorrerá em Manaus às 9h do próximo sábado (7), com o tradicional desfile cívico militar no Centro de Convenções (Sambódromo). O horário matutino marcado para início da festa foi, em anos anteriores, um grande problema para o público expectador, devido ao calor que ainda assola a capital durante o mês de setembro, e promete novamente atrapalhar a comemoração neste ano.

Em 2011, cerca de 120 mil pessoas vaiaram a organização do evento e as autoridades presentes no Sambódromo por terem que esperar o atraso de uma hora para o início das apresentações, sob alta temperatura na manhã daquele 7 de setembro, o que levou algumas pessoas a passarem mal e até mesmo desmaiar.

Por causa do ocorrido, foi prometido que a partir do ano seguinte o desfile aconteceria no fim da tarde. O horário decidido para 2012 foi alterado para 18h, conforme prometido.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), responsável pela coordenação da Semana da Pátria em 2013, informou que o horário escolhido para o desfile deste ano, novamente pela manhã, foi decidido em conjunto por todos os participantes do desfile: Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Os alunos dos colégios militares de Manaus também vão desfilar no evento.

Apesar da experiência anterior em 2011, a assessoria de comunicação da Seduc declarou que o desfile cívico militar ocorre, tradicionalmente, pelo horário da manhã na maioria dos Estados brasileiros, inclusive em Brasília (DF), onde o evento conta com a presença da presidente Dilma Roussef, e que essa tradição seria seguida.

Ainda de acordo com a assessoria, se os órgãos participantes tivessem optado pelo desfile norturno, a orientação seria seguida. Mas não foi o acordado entre as autoridades.

Previsão do tempo

A estimativa de temperatura para o sábado (7), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é céu nublado e encoberto com chuvas em áreas isoladas, com mínima de 24ºC e máxima de 33ºC. Segundo o órgão, a expectativa de chuvas para o feriado prolongado é de 25 milímetros durante todo o final de semana.

5 de Setembro

A comemoração pelo dia 5 de setembro, quando é lembrada a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, ocorre na quinta-feira, feriado estadual, com homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província, João Batista Tenreiro Aranha, na Praça da Saudade, às 8h, Centro da cidade, com a presença das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Metropolitana.

Ainda no dia 5, às 17h, no Sambódromo, acontece o desfile cívico escolar, que reunirá mais de 15 mil estudantes de escolas públicas e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais. O tema do desfile será “Semana da Pátria de Amor e Esperança ao Amazonas”.

Publicidade
Publicidade