Publicidade
Manaus
Manaus

Após alagação e desabamento durante temporal, clima permanece instável na quinta (13)

Forte temporal que desabou sobre a capital no fim da noite desta quarta-feira (12) e início da quinta causou estragos em várias zonas da cidade. Uma casa desabou parcialmente em Adrianópolis e uma área do bairro União sofreu com alagamento 13/11/2014 às 14:48
Show 1
Uma obra irregular feita ao lado da residência aliada a forte chuva causou o desmoronamento da parede de uma casa em Manaus.
Denir Simplício Manaus (AM)

O início do período conhecido como "inverno amazônico" começa a castigar Manaus com fortes temporais, causando danos em várias Zonas da capital. A Defesa Civil registrou, durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira (13), casos de desabamento e alagação, principalmente na Zona Centro-Sul da capital. Estação de medição de chuvas localizada na mesma região registrou cerca de 50 milímetros de água nas últimas horas.

A estação pluviométrica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), situada entre as avenidas Mario Ypiranga Monteiro (antiga Refice) e Maceió, além de registrar o índice pluviométrico no período, também anotou que a temperatura caiu 3,5 graus Celsius (°C) em menos de uma hora, durante a chuva. Antes do temporal, os medidores marcavam 27°C, logo após a tempestade a temperatura era de 24,5°C.

Dados do Inmet também apontam que, por volta das 22h30 desta quarta-feira (12), momento em que começou o temporal, as rajadas de vento chegaram a alcançar 46 km/h. A previsão do tempo feita pelo Instituto para o restante do dia é de clima instável, com céu encoberto a nublado em grande parte do período. As temperaturas devem variar entre 23º e 29º graus e a umidade relativa deve permanecer entre 95% a 70%. 

Desabamento e alagação

A Defesa Civil registrou o desabamento parcial de uma residência na rua Belo Horizonte, na Zona Centro-Sul de Manaus. Uma construção esta sendo feita ao lado da casa e os técnicos do órgão confirmaram que, com a forte chuva e a falta de estrutura no local, uma das paredes da moradia acabou desmoronando.

Como a obra é irregular, técnicos do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) também estão no local e devem notificar o proprietário da construção pelos danos causados.  

Outro registro feito por conta do temporal desta quinta ocorreu no bairro União, na mesma zona da cidade. Uma região conhecida como Sovaco da Cobra sofreu com alagamento e segundo a assessoria de imprensa do órgão, uma das casas foi invadida pelas águas da chuva.

Outras ocorrências

Ainda pela manhã, parte do muro do campo do Sul América, localizado no bairro da Glória, na Zona Oeste da cidade, desabou e os moradores do local acionaram a Defesa Civil por meio do telefone 199. Técnicos do órgão foram até o local e isolaram a área.

Também foram registrados dois deslizamentos de barranco: um no bairro Ouro Verde e outro no conjunto João Paulo, ambos na Zona Leste de Manaus. Além de um alagamento no bairro Zumbi dos Palmares, também na Zona Leste e outro no bairro da União, na Zona Centro-Sul. 

Desde a madrugada desta quinta, os pluviômetros instalados na capital registraram volume de chuva em todas as zonas da cidade com quantidade elevada em algumas áreas. Na Zona Leste foram 8,8 milímetros; na Zona Oeste a incidência de chuva foi 13,6 milímetros; na Zona Centro-Oeste anotou-se 9,0 milímetros, enquanto na Zona Norte da capital foi registrado 0,2 milímetros.

 


Publicidade
Publicidade