Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020
SALVOS

Após denúncia, irmãos vítimas de maus-tratos são resgatados em Manaus

Os conselheiros tutelares encontraram os menores em situações precárias e os responsáveis (mãe e padrasto) estavam bêbados há quatro dias; uma delas afirma que sofreu abuso sexual



WPPP_E243989D-936E-4D72-A6C2-197635B9E024.jpg Foto: Reprodução / Internet
10/12/2019 às 12:14

Conselheiros Tutelares da Zona Leste de Manaus resgataram duas crianças, de 3 e 11, na segunda-feira (9) após o órgão receber denúncia de maus-tratos e estupro. Os irmãos moravam em uma casa na Rua Lobato, no bairro Zumbi. Na ocasião, os conselheiros encontraram os menores em situações precárias e os responsáveis (mãe e padrasto) estavam bêbados há quatro dias, segundo a equipe que fez o resgate.

A conselheira Iolene Oliveira afirma ter recebido a denúncia  na tarde de ontem por meio de uma tia das crianças. "A tia nos contou que já estava cansada de ver como as sobrinhas eram tratadas. Além das duas crianças, tem uma adolescente de 13 anos, deficiente visual, que a tia resgatou pois a menina contou que o padrasto cometia estupros", disse.



A mãe das vítimas é deficiente visual e convive com o homem há mais de cinco anos. Segundo informações de familiares para o Conselho Tutelar, ambos não trabalham e costumam consumir bebidas alcoólicas cotidianamente, além de não prestarem assistência para os menores.

A tia das vítimas chegou para morar em outra casa, no mesmo quintal, há mais de um ano, e resgatou a adolescente de 13 anos após relato de abuso sexual.

Depoimento

A menina de 11 anos disse que era responsável pela criação do irmão de 3. De acordo com os conselheiros, ela quem fazia alimentação, cuidava do irmão enquanto a mãe consumia bebidas alcoólicas.

Nesta terça-feira (10), os irmãos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), onde realizarão exames. Os menores foram levados para um abrigo, até que seja emitida uma ordem judicial. A tia não pode ter a guarda provisória das crianças, já que divide a casa no mesmo terreno em que mora a mãe denunciada.

A mãe e o padrasto foram denunciados na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), que irá investigar o caso.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.