Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
CIOPS

Suspeita de meningite em atendente do 190 é descartada pela Secretaria de Saúde

Devido à suspeita, funcionários do Ciops e do CICC chegaram a usar máscaras hospitalares para proteção



ssp.jpg Foto: Arquivo/AC
14/05/2018 às 11:08

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) descartou nesta segunda-feira (14) a suspeita de meningite em um atendente do 190 e funcionário do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) estava internado desde sábado (12) no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, em Manaus.

Segundo a Susam, o paciente segue internado com quadro de saúde considerado bom.



Ele foi internado no sábado (12) com quadro de otite grave - infecção no ouvido. Foi realizado um primeiro exame nele e o resultado havia dado negativo. Agora, após o exame de contraprova do líquido cefalorraquidiano (LCR), a suspeita de meningite foi eliminada totalmente.

O paciente deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e foi transferido para a enfermaria para acompanhamento.

Proteção

Por conta da situação, durante o fim de semana funcionários do Ciops e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) chegaram a usar máscaras hospitalares para proteção.

O titular da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), coronel Fábio Pacheco da Silva, explicou que foram tomadas as medidas necessárias para impedir uma contaminação de meningite, como a abertura das portas dos ambientes internos na sede do CICC, bem como a assepsia do local e dos equipamentos de trabalho (mesas, cadeiras, computadores, fones). Além disso, foram distribuídos para os servidores materiais como álcool em gel, máscaras e luvas plásticas.

Meningite

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Conforme o Ministério da Saúde, pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.