Domingo, 08 de Dezembro de 2019
Manaus

Após mais de um ano de espera, palhaço realiza cirurgia

O procedimento foi realizado nesta segunda-feira (21) no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, Zona Leste de Manaus. A cirurgia será o primeiro passo para um procedimento que poderá durar mais de um ano até a total recuperação do artista



1.jpg Nesta quinta-feira (17) o palhaço Curumim completa um ano afastado das brincadeiras, vítima da morosidade da rede pública
21/10/2013 às 19:14

Uma nova etapa na vida do "Palhaço Curumim" teve início às 9h desta segunda-feira (21). Prejudicado pela precariedade do Sistema Único de Saúde (SUS), o artista Rosival Dias, 46, finalmente realizou a cirurgia de implantação do fixador externo “ilizarov” em sua perna esquerda, fraturada em um acidente de carro no dia 17 de outubro de 2012 e que comprometeu o que ele mais ama fazer: distribuir risadas. 

O procedimento foi realizado às 9h no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, Zona Leste de Manaus. A cirurgia será o primeiro passo para um procedimento que poderá durar mais de um ano até a total recuperação do artista. Apesar do período ser longo, a esposa dele, Karen Stempozeskas, 32, conta sobre a ansiedade do marido em voltar a trabalhar.



“Antes da cirurgia ele me contou que estava muito feliz por finalmente ter conseguido. Estamos levando essa situação há muito tempo e a expectativa é que essa estrada chegue logo ao fim”, conta. O Palhaço Curumim visita comunidades ribeirinhas do Amazonas levando a arte circense à crianças dessas localidades.

“Ele sabe o quanto é feliz fazendo o que faz e será muito difícil ficar todo esse tempo sem fazer as pessoas rirem. Eu acho que ele vai amar mais ainda o seu talento depois que tudo isso acabar”, diz Karen. 

Após o procedimento cirúrgico, Rosival ficará de repouso e receberá visita médica na manhã desta terça-feira (22), onde será apontado a continuação do procedimento de manutenção do aparelho fixado.

Cirurgia

O Hospital informou que a operação de Rosival foi um sucesso e o seu andamento será acompanhado por um ortopedista. Por conta disso, o Palhaço Curumim continuará internado e só a partir da inspeção do médico os próximos procedimentos poderão ser indicados. 

“A previsão é de que ele continue com o ‘ilizarov’ por alguns meses. Depois disso, ele fará um enxerto e continuará tendo o auxílio do aparelho. A fisioterapia será a última etapa para a conclusão do tratamento”, explicou a direção do Hospital.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.