Sábado, 16 de Novembro de 2019
DETERMINAÇÃO

Após mortes em presídios, audiências de réus no AM estão suspensas até quarta (29)

Decisão é assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas. Medida é para “evitar movimentação de saída de internos neste momento de instabilidade”



forum_14BE3E97-4731-4BA1-8B3D-B29E7B4DC84E.jpg Foto: Reprodução/Internet
28/05/2019 às 09:40

Estão suspensas as audiências de réus presos nas varas de Manaus nesta terça (28) e quarta-feira (29). A decisão é assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões de Oliveira.

A medida foi adotada após as mortes ocorridas nos últimos dois dias em unidades prisionais da capital, totalizando 55 óbitos. Ação é para “evitar movimentação de saída de internos neste momento de instabilidade no sistema penitenciário do Estado”, diz trecho da decisão.



Ainda segundo o documento, o pedido para a implantação da medida foi feito durante reunião, do Gabinete Político de Crise do Sistema de Segurança Pública do Estado, ocorrida ontem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Petrópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, com a presença do governador em exercício, deputado Josué Neto.

Gabinete de crise

No encontro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que a Polícia Militar reforçou o policiamento nas muralhas e entorno dos presídios, inclusive com monitoramento aéreo da Secretaria de Segurança Pública, e intensificaram as operações policiais em toda a capital.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que os reforços federais da Força-Tática de Intervenção Prisional começam a chegar nesta terça-feira, em Manaus, para atuar em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) em ações de intervenção nos presídios. A expectativa é que 100 agentes estejam na cidade até o fim da semana. O governo também pediu a extensão da presença da Força Nacional na cidade. Os agentes estão em apoio nas unidades prisionais desde 2017.

Transferências

Hoje o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou via Twitter que disponibilizará vagas em presídios federais para lideranças envolvidas nos massacres ocorridos nos últimos dias nos presídios do Amazonas.

News rafael seixas f19bfc74 2a6d 4824 91e0 ea63ab017774
Editor do Portal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.