Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
VITÓRIA

Após se curar de câncer, paciente volta para casa com escolta surpresa do BPTran

Irlene Pires de Assis, de 57 anos, se curou de um câncer de mama, na FCecon, e foi acompanhada até sua casa, na Zona Leste de Manaus, por batedores do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar



aa08b022-35e6-4ff6-b514-499ab88cf42b_E19F5D61-6976-4B1D-A48B-6C9025820592.jpg Foto: Laís Pompeu/FCecon
15/10/2020 às 14:05

O dia 15 de outubro de 2020 ficará marcado na memória de Irlene Pires de Assis, de 57 anos. Nesta quinta-feira (15/10), a paciente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu alta após uma cirurgia na mama e foi acompanhada até sua casa, na zona leste de Manaus, por batedores do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

A ação foi idealizada pelo BPTran, em parceria com a FCecon, para reforçar o alerta às mulheres sobre o cuidado com a saúde, que é o objetivo do Movimento Mundial Outubro Rosa.



“Essa foi uma iniciativa do Batalhão de Trânsito, através do comandante, o tenente-coronel Eyderson, e sob a coordenação do capitão Frota, e a ideia é chamar atenção para o câncer de mama fazendo homenagem para uma paciente que está em tratamento. O objetivo é realmente atuar na Atenção Primária e levar informações e conhecimento para as pessoas do quanto é importante a investigação do câncer de mama e o diagnóstico precoce”, disse a chefe do serviço de Fisioterapia da FCecon, fisioterapeuta Patrícia Chagas, uma das organizadoras da ação.

Para o tenente-coronel Eyderson, comandante do BPTran, a iniciativa foi uma união de forças das instituições de Segurança e Saúde, em um momento especial para a paciente.

“Todas as instituições públicas estão voltadas para o mesmo fim, que é o bem comum. Assim como a Saúde, a Segurança trabalha para garantir ao cidadão uma qualidade de vida melhor. Nós achamos que, neste momento da campanha do Outubro Rosa, seria muito interessante unirmos as forças da Polícia Militar e da Saúde, num momento tão especial, que é a recuperação do paciente, a sua alta”, afirma o comandante do BPTran.


Foto: Laís Pompeu/FCecon

Surpresa

A ação foi totalmente surpresa para a paciente Irlene, que agradeceu emocionada. “Eu estou maravilhada. Agradeço a Deus pela vida das enfermeiras, fisioterapeutas, dos médicos. Agradeço a Deus por tudo e estou muito maravilhada com a presença de cada um de vocês”, disse Irlene.

A paciente realizou o tratamento de quimioterapia neoadjuvante, onde o tumor em uma de suas mamas foi reduzido. E, na terça-feira (13/10), passou pela mastectomia (retirada de uma das mamas). No próximo mês, Irlene deve começar as sessões de radioterapia.

A paciente deu um recado às mulheres que estão enfrentando o câncer de mama. “Eu quero dizer pra todas as mulheres que tiverem com a situação que nem eu, ou pior: não desista do Senhor, acredita! Porque a Fundação Cecon é um hospital muito bom, só basta nós crermos em Deus. Não desista, mulher! Vão a fundo no tratamento de vocês e confiem no Senhor”, afirmou a paciente.

Escolta

Após a homenagem dos batedores do BPTran, Irlene foi levada em uma escolta especial para sua casa, no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus.

A iniciativa, realizada no Outubro Rosa, foi uma importante ação social, na avaliação da gerente do serviço de Mastologia da FCecon, mastologista Hilka Espírito Santo. “É importante a própria polícia, que tem um papel social, reconhecer a importância do Outubro Rosa, hoje com um olhar na paciente, um ser individual, que está passando por esse momento difícil, que é o tratamento do câncer de mama”, disse.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.