Publicidade
Manaus
ZONA OESTE

Após sumiço de galinhas, jacaré-açu de quase 4 metros é capturado no São Jorge

O Batalhão Ambiental informou que o animal aparentemente foi ferido com um arpão pelos moradores que o capturam 13/09/2017 às 21:56
Show jacar
Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental
Tiago Melo Manaus (AM)

Um jacaré-açu adulto de 3,70 metros de comprimento foi encontrado na noite desta quarta-feira (13), atrás do Beco do Jacaré, no Igarapé da Cachoeira Grande, localizado no bairro São Jorge, na Zona Oeste de Manaus.

De acordo com o industriário, Bruno Rafael, de 30 anos, o animal foi avistado por volta das 20h e capturado por moradores, que o amarraram e o entregaram para uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAM).

“O jacaré estava na parte rasa do igarapé quando foi visto por um morador. Seis vizinhos se juntaram e capturaram o bicho. Botaram um pano nos olhos dele e amarraram com uma corda a boca e as patas”, relatou Bruno, ressaltando que um dos vizinhos, que havia morado no interior, já possuía experiência em resgatar animais.

Segundo Bruno, apesar da captura ter sido difícil, por conta do tamanho do animal, ninguém se feriu. O industriário conta também que diversos animais domésticos sumiram nos últimos dias, levando os moradores a acreditarem que uma sucuri os tinha comido.

“Essa não seria a primeira vez que um animal silvestre nos visita. Já apareceu antes outros jacarés e cobras, mas nenhum desse tamanho. Ele comeu todos os patos e galinhas daqui, tanto que estava com a barriga estufada”, disse ele.

Após a captura, o BPAM foi chamado ao local para levar o animal em segurança. Conforme informações da assessoria do batalhão, o jacaré foi encaminhado para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), situado na Avenida Bem Te Vi, no bairro Petrópolis, na Zona Centro-Sul.

“O animal aparentemente foi ferido com um arpão pelos moradores na região do pescoço. Em razão disso, ele está muito agitado”, informou a assessoria.

Publicidade
Publicidade