Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Manaus

Após um dia em casa, ‘Zé Roberto da Compensa’ retorna para a cadeia nesta quinta-feira (28)

Na manhã de hoje, a responsável pela 1° Vara do Tribunal do Júri, Mirza Telma, afirmou que iria rever o despacho no qual autorizava o ‘Zé Roberto’ para que passasse 30 dias em casa para se recuperar de uma cirurgia realizada no joelho


28/05/2015 às 20:10

CONFIRA GALERIA DE IMAGENS

Após passar apenas um dia se recuperando de uma operação no joelho em casa, o narcotraficante José Roberto Barbosa, mais conhecido como "Zé Roberto da Compensa", retornará ainda nesta quinta-feira (28) para o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado na rodovia BR-174, onde cumpre pena pelo crime de tráfico de drogas.

Com segurança reforçada, uma ambulância da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), mais de 20 policiais da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e mais de quatro viaturas da Polícia Militar fazem a segurança do detento e a escolta em frente à sua residência, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

Na manhã desta quinta-feira, a responsável pela 1° Vara do Tribunal do Júri, juíza Mirza Telma, afirmou que iria rever o despacho no qual autorizava "Zé Roberto" pa passar 30 dias em casa para se recuperar de uma cirurgia realizada no joelho nesta semana, num hospital particular da capital.


Conforme a magistrada, a decisão ocorreu após ela receber um ofício da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) afirmando que todos os estabelecimentos penais da capital dispõem de enfermaria devidamente adequadas à recuperação.

Mas, de acordo com Telma, o despacho está baseado em dois laudos médicos expedidos por Armandio Medeiros Lima e André Pires, do Compaj e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) em que afirmam que as unidades prisionais não possuem condições de oferecer recuperação ao presidiário.

O narcotraficante deixou a cadeia na tarde da última quarta-feira (27), por volta de 15h30, em uma ambulância escoltada por duas viaturas Rocam. 

publicidade

Inspeção no ambulatório

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, realizou na manhã desta quinta-feira uma inspeção no ambulatório do Compaj.

Ao tomar conhecimento da transferência, o corregedor-geral - junto com dois médicos peritos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), o secretário de Estado de Relações Institucionais, Francisco das Chagas Cruz, e do secretário de Administração Penitenciária, coronel Louismar Bonates - foi verificar a necessidade de haver indicação de tratamento especial para o apenado.

A comissão do TJ-AM constatou que o laudo que serviu de fundamento para a transferência do preso não indicava um tratamento especial para o narcotraficante. Durante a inspeção, os médicos do Tribunal constataram, ainda, que o ambulatório do presídio tem sim condições de atender as necessidades do interno que, de acordo com informações médicas, irá precisar de tratamento fisioterápico e troca de curativos da cirurgia.

Louismar Bonates afirmou que o apenado pode realizar o seu tratamento médico no próprio ambulatório da unidade prisional, uma vez que há profissionais e estrutura suficientes para atender as suas necessidades médicas. Ao final da inspeção, Pascarelli foi informado de que a juíza Mirza Telma já havia solicitado o reencaminhamento do reeducando à unidade onde cumpre pena.

Vai e vem

O traficante já havia sido liberado para ficar 30 dias em casa na última semana, mas a Justiça voltou atrás. Na quinta-feira (21), ele chegou a adaptar-se à tornozeleira, mas no início da tarde do mesmo dia a decisão judicial foi revogada e ele retornou para a penitenciária. Ontem, nova decisão confirmou a liberação da prisão domiciliar, já sendo cancelada novamente.


publicidade
publicidade
Cinco visitantes são flagradas com drogas nas partes íntimas em prisões de Manaus
Após denúncia, condenado do regime aberto é preso com pistola na Panair
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.