Publicidade
Manaus
TREINAMENTO

App de transporte 99 faz treinamento em Manaus sobre orientações de segurança

Empresa de mobilidade urbana realiza hoje uma aula de boas práticas e das funcionalidades da plataforma para motoristas 11/12/2018 às 08:44 - Atualizado em 11/12/2018 às 08:48
Show novo app d884cb2d 0d9f 41a1 90fb fbbb823d1b96
Diretor de Segurança da 99 no Brasil, Leonardo Soares concedeu entrevista exclusiva, ontem, ao jornal A CRÍTICA
Silane Souza Manaus (AM)

Informar e educar os condutores para ajudá-los a se prevenir contra possíveis tentativas criminosas é um dos principais objetivos do Fórum de Segurança que a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, vai promover nesta terça-feira (11), em Manaus. O evento acontecerá em dois horários – manhã e tarde – no hotel Comfort, bairro Distrito Industrial, Zona Sul, e deve reunir em torno de 500 motoristas da plataforma de transporte por celular. 

De acordo com o diretor de Segurança da 99, Leonardo Soares, serão apresentadas no fórum formas de prevenção durante o trabalho como motorista e no dia a dia, como onde é mais seguro colocar objetos de valor no veículo, quais as faixas mais perigosas do semáforo e alguns golpes comuns de grupos criminosos, além de o que fazer em caso de situação suspeita. “Será um treinamento especial com dicas práticas para tornar o trabalho mais seguro”, afirmou. 

Também no evento, segundo Soares, serão mostradas aos motoristas as ferramentas que a 99 possui para deixar a plataforma ainda mais segura. Entre elas estão os testes com câmeras de segurança em carro do aplicativo, a inteligência artificial que pode prever incidente antes que ele aconteça e o alerta de áreas de risco que mapeia zonas perigosas. “Entendemos que todo o nosso processo tecnológico tem que ser embarcado com conhecimento para o motorista”, apontou. 

Para o diretor, não adianta a 99 fazer um investimento altíssimos em segurança, dar todo subsídio tecnológico para que não aconteça o incidente, sendo que o motorista, às vezes, por desconhecimento de uma situação de risco, entre numa ocorrência desse tipo e não consiga sair. “A ideia desse treinamento é mostrar todas as tecnologias que temos e treinar o motorista para que consiga entender uma situação de risco e mitigá-la da forma mais simples possível”, evidenciou.

O diretor de Operações da 99 em Manaus, Ademar de Proença Filho, ressaltou que a segurança sempre foi a prioridade da empresa, seguida das experiências dos usuários (passageiro e motorista) e crescimento da plataforma. O resultado dessa combinação foi bastante positivo. “As corridas da 99 cresceram de uma forma que ninguém esperava, sendo que, de janeiro a dezembro deste ano, reduzimos em mais de 80% a quantidade de incidentes no Brasil, e 63% em Manaus. Isso é um dado extremamente importante. Em 2019, investir em segurança continuará sendo o foco da companhia”, declarou.

Canal aberto

Leonardo Soares, diretor de Segurança da 99, salientou que a empresa tem um canal de atendimento exclusivo para incidentes de segurança – o 0800.888.8999 –, que funciona 24h, e é voltado tanto para motoristas da plataforma quanto para passageiros. Relatar os problemas, conforme ele, é fundamental para que seja feito melhorias no sistema para que tal situação não aconteça novamente.

Publicidade
Publicidade