Quinta-feira, 02 de Abril de 2020
MAIS SEGURANÇA

App de transporte investe em inteligência artificial para maior segurança de usuários

A empresa 99, de transporte de passageiros por app, proporciona maior segurança aos usuários. Com o uso de inteligência artificial, a empresa monitora o perfil de todas as chamadas, detecta incidentes durante as corridas através de câmeras de alta definição e a possibilita mulheres pedirem corridas apenas de motoristas do sexo feminino



DIVULGA__O_99_POP_9AFD0C98-4827-4863-A1DB-00995E4C66F6.JPG Foto: Divulgação
26/02/2020 às 12:37

Desde que os aplicativos de transporte passaram a fazer parte da rotina das pessoas, proporcionar uma corrida segura tanto para passageiros quanto para motoristas se tornou fundamental para que as empresas do ramo se mantenham na preferência dos usuários.

Por isso, a 99 lançou recentemente a campanha “Todos pela Segurança. Segurança para Todos” para divulgar as ferramentas que visam zelar pela integridade dos usuários antes durante e depois das corridas.



O uso de inteligência artificial para monitorar o perfil de todas as chamadas, detectar incidentes durante as corridas através de câmeras de alta definição e a possibilidade de mulheres pedirem corridas apenas de motoristas do sexo feminino estão entre elas.

É justamente a inteligência artificial que em poucos segundos é capaz de investigar toda a plataforma, vasculhando padrões de comportamento associados a incidentes, tais como o horário, o modo de pagamento e o histórico do usuário. Pessoas que baixam o aplicativo e solicitam uma corrida em dinheiro de madrugada, por exemplo, podem ser consideradas “chamadas de risco” pelo dispositivo.

Foto: Divulgação

Nestes casos, a “conquista da confiança” só se dá quando o mesmo usuário acrescenta informações mais confiáveis no cadastro como a data de nascimento, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o cartão de crédito.

“Atualmente, mais de 99,99% das nossas chamadas terminam em segurança”, comenta o diretor de Segurança da 99, Thiago Hipólito. “Contudo, não estamos tranquilos com esse número e vamos nos manter dedicados em sempre promover mais proteção antes, durante e depois das corridas, tanto para os motoristas quanto para os passageiros”, completou.

Recursos como câmeras de segurança com visão noturna e “olho de peixe” conectadas à Central de Segurança da 99 e alerta de áreas de risco são alguns dos investimentos mais recentes da empresa para detectar ocorrências quando as corridas já são iniciadas.

No ato em que a corrida é finalizada, cerca de 150 profissionais estão de prontidão 24h, todos os dias, na central de emergência para prestar auxílio aos passageiros e motoristas em caso de necessidade. Entre os membros da central estão ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos.

Foto: Divulgação

“Segurança é a nossa prioridade máxima. Estou particularmente orgulhoso do trabalho que as 150 pessoas da nossa equipe dedicada exclusivamente à proteção dos usuários fizeram neste ano. Através de uma combinação de tecnologia de ponta e inovações de processos nós diminuímos o índice de casos graves em 60% em 2019”, destacou Thiago Hipólito.

Entre as ferramentas de segurança que estão sendo implementadas pela 99 estão a gravação de áudio (que vai permitir que passageiros e motoristas realizem gravações durante as corridas diretamente pelo app), o preenchimento automático de CPF (para facilitar a identificação das pessoas que usam o serviço), bem como a foto dos usuários da plataforma com identificação facial para verificar, via inteligência artificial, se existe uma pessoa real no momento da captura da imagem.

99 mulher

Manaus é uma das primeiras cidades do Brasil a receber o “99 Mulher”, que, no momento, está em fase de implementação. Com a nova categoria, as motoristas mulheres poderão escolher atender apenas passageiras do mesmo gênero. O objetivo da ação é levar ainda mais segurança às usuárias.

Foto: Divulgação 

Segurança antes, durante e depois das corridas

Antes das corridas, o app investe continuamente em inteligência artificial para evitar que ocorrências aconteçam. Durante as corridas, em recursos como câmeras de segurança, alerta de áreas de risco e o compartilhamento de rotas.

E depois da corrida, numa central de emergência 24h, sete dias por semana, que responde prontamente em caso de necessidade.

Casa 99 dá apoio aos motoristas

Motorista da 99 há dois anos, o ex-vendedor Thaner de Oliveira conta que se sente mais seguro com essas novas ferramentas de segurança presentes na plataforma. 

“Eu me sinto mais protegido com estes recursos, pois, de certa forma, acabam inibindo ações criminosas. Também, quando acontece algum problema durante a corrida, sinto total confiança ao explicar os fatos para alguém da plataforma. Eles sempre se mostraram capazes de me ajudar do modo correto”, relatou.

Thaner de Oliveira diz que, além do suporte digital, muitas vezes foi amparado pessoalmente na “Casa 99”, inaugurada em novembro do ano passado no bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus. “Sempre quando tenho alguma dúvida vou à Casa 99. Das vezes que fui eu senti muita confiança”, disse ele.

Além do atendimento presencial, no espaço são realizados encontros periódicos com os motoristas, onde são oferecidos cursos que incluem orientações sobre segurança, como os tipos de corridas suspeitas, as zonas de risco e como recorrer a central de atendimento emergencial caso seja necessário.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno Cidades do jornal A Crítica. Jornalista por formação acadêmica. Já foi revisor de texto de A Crítica por quatro anos e atuou como repórter em diversas assessorias de imprensa e publicações independentes. Também é licenciado em Letras (Língua e Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.