Terça-feira, 31 de Março de 2020
MOBILIDADE

Apps similares ao uber diversificam o segmento de transportes em Manaus

Mais de 5 milhões de pessoas utilizam serviços de transporte por aplicativo, porém há um leque de alternativas. Confira cinco novos serviços:



agora_transporte_tr_s_4D560DE5-F634-4250-8AD4-A3FF09C02F81.JPG Foto: Reprodução Internet
23/06/2019 às 15:51

Não é de hoje que os aplicativos de transporte fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros. Desde 2014, quando esses apps começaram a se popularizar no Brasil, o número de usuários cadastrados cresceu.

De acordo com o Instituto Locomotiva,  mais de 5 milhões de pessoas utilizam serviços como uber e 99, os mais conhecidos no ramo. Porém, há um leque de alternativas. O destaque é para apps brasileiros e regionais, que disputam a preferência com gigantes internacionais.



Para o especialista em apps, Expedito Belmont, essas ferramentas  ganham destaque pela praticidade.

“Os apps são  uma preferência porque eles simplificam a vida das pessoas. E se depender da tecnologia, o mercado irá se diversificar ainda mais”, diz.

Conheça  apps de transporte particular criados no Brasil, que já funcionam em Manaus.

Aplicativo garupa

Criado no Rio Grande do Sul, o app já chegou em terras manauaras. O Garupa conta com cerca de dez mil motoristas cadastrados e faz uma média de 200 mil corridas por mês. Segundo o porta-voz do Garupa, em Manaus, Leonardo Lage, o objetivo é principalmente oferecer mais opções para a população  manauara, além de ser uma vantagem o fato de possuir sede em Manaus.  “Toda a renda gerada com o aplicativo nas cidades é investida próprio município, melhorando não só apenas a mobilidade urbana como a renda que permanece no Estado”, diz.

'Madame driver'

Uma alternativa para que as mulheres se sintam mais seguras e livres de assédio no transporte é o aplicativo ‘Madame Driver’. Criado pelos sócios  Soraia Pinheiro e Luiz Henrique, o app foi inspirado no ‘Lady Driver, de São Paulo. A ideia é fazer com que a passageira se sinta mais segura ao solicitar uma viagem, pois todas as motoristas cadastradas são mulheres. Disponível para android, o aplicativo Madame Driver conta com mais de quatro mil passageiras cadastradas. O processo é o mesmo dos apps convencionais: a passageira solicita uma viagem e a motorista mais próxima é acionada.

Cálculo por quilômetro

O Cabify surgiu em 2011 e já opera em seis  países ao redor do mundo: Espanha, Peru, México, Chile, Colômbia e Brasil. Ao solicitar a corrida, pasageiro e motorista estão cientes que não ´haverá alteração no valor final, pois  a tarifa é calculada de acordo com a distância, e fatores como o trânsito, horário ou rota alternativa não alteram o preço. Outra vantagem do app é que ele permite ao passageiro cadastrar as suas preferências, como ar-condicionado, estilo musical, frequência de rádio e outras informações, que já conquistaram os usuários que moram em Manaus.

Vá de 'Carona Mototaxi'

Criado no Rio de Janeiro, o app Carona Mototaxi iniciou as operações em Manaus em dezembro do ano passado. Similar ao uber e ao 99 Pop, a diferença é que o veículo que faz as viagens é a motocicleta, diversificando o setor. O passageiro cadastrado solicita a corrida, o motorista recebe o chamado, aceita a corrida e se desloca até o local onde foi solicitado. O cadastro é gratuito. Atualmente, a plataforma já conta com mais de 150 passageiros cadastrados, colocando Manaus no patamarde cidades onde o uso de aplicativos de carona paga se tornou comum, representando um avanço econômico e tecnológico.

Viabee: exclusivo para o Amazonas

Aplicativo opera em Manaus desde o ano passado. O diferencial é que além de solicitar as corridas por meio do app, o passageiro pode, ainda, caso esteja sem internet, agendar corridas por meio de telefone. Assim como o Cabify, também não há alteralção no preço das corridas, caso o percurso esteja mais lento devido a questões como chuva, horários de pico, etc. São disponivilizados, ainda, ao fim de cada corrida, cupons de desconto para o passageiro  utilizar com lojas parceiras do Viabee. Já os benefícios para os motoristas são: suporte jurídico, guincho e  rastreamento 24h durante as atividades, descontos em consultas médicas em clínicas parceiras, entre outros.

News whatsapp image 2019 05 27 at 11.54.48 8d32dbdd 4f80 4c51 b627 e3873c2e56de
Repórter
Cientista Social, Escritora e Jornalista. Repórter de A Crítica, apaixonada pela arte de contar histórias.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.