Publicidade
Manaus
CONCURSADOS

Aprovados da Susam de 2014 prometem fazer novo protesto em frente ao órgão

Comissão de aprovados no certame reclama de descumprimento de acordo e falta de informações 10/08/2017 às 01:04
Show susam 1234
Com frequência, os candidatos aprovados no certame têm realizado protestos em frente à sede da Secretaria de Saúde (Foto: Winnetou Almeida)
Álik Menezes Manaus (AM)

Aprovados no concurso de 2014 da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam)  prometem fazer um grande ato público no próximo dia 16  em frente à sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, no Aleixo. Segundo membros da “Comissão dos Concursados 2014”, o acordo  firmado com o titular da Susam, que previa a convocação de 300 aprovados no mês passado, não foi cumprido. 

Segundo Lidiane Cândido, representante da comissão, os aprovados se reuniram em frente da sede da secretaria e fecharam a via com o objetivo de chamar a atenção do secretário da Susam, Vander Alves, e cobrar que ele cumpra o acordo feito no dia 4 do mês passado. “Eles ficaram de chamar 300 aprovados no mês passado, que  iriam trabalhar nas fundações como Cecon e Alfredo da Mata, mas ninguém foi chamado, o processo está parado e ninguém nos dá uma informação concreta”, disse. 

Lidiane,   que também foi aprovada no certame de 2014, disse que a única informação que receberam na Susam é que o processo de convocação e nomeação acontece em quatro fases, mas o processo está parado por erros.  O processo deveria passar pelo Fundo Estadual de Saúde, depois para a Secretaria de Estado de Administração (Sead), seguiria para a Secretaria da Fazendo e por último seria encaminhado para a Casa Civil e ser publicado no Diário Oficial.  “A informação que temos é que é necessário passar por todos esses estágios, mas consultamos o processo no site e já está na Casa Civil, mas pularam uma etapa, não passou pela Sefaz e a Casa Civil só pode publicar a nomeação se todas as outras etapas terem sido cumpridas. A gente fica perdido, ninguém nos fala nada”, contou. 

De acordo com  Lidiane, foi prometido também que no mês de agosto outros aprovados seriam convocados, mas o processo também foi paralisado e eles possuem poucas informações sobre os motivos. “No dia 31 do mês passado nós nos reunimos novamente com eles para cobrar esse atraso, mas não recebemos nenhuma resposta positiva. Sobre os concursados que seriam convocados esse mês, eles só dizem que ainda não sabem quantos serão convocados”, disse. 

Conforme dados da comissão, 1.163 aprovados no concurso da Susam de 2014 ainda aguardam convocação.

Protestos regulares

Os aprovados iniciaram uma luta pela homologação do resultado final do concurso em 2015. Ao longo desses dois anos, eles já realizaram mais de 30 manifestação em frente a sede da Susam. Eles fecham a avenida com o objetivo de chamar a atenção dos gestores públicos para cobrar a convocação.

*Colaborou: Isabelle Valois

Publicidade
Publicidade