Publicidade
Manaus
PROTESTO

Aprovados do concurso da Susam fazem manifestação e interditam Av. André Araújo

O grupo reivindica a convocação imediata no concurso de 2014 da secretaria. O trânsito ficou congestionado na via, segundo informações do Manaustrans 18/07/2017 às 08:31 - Atualizado em 18/07/2017 às 11:19
Show manifesta  o
Pelo menos 30 pessoas participaram da manifestação na frente da sede da Susam (Fotos: Winnetou Almeida e Evandro Seixas)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

Aprovados do concurso da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizaram uma manifestação nesta terça-feira (18), na sede do órgão, na Avenida André Araújo, na Zona Centro-Sul de Manaus. O grupo chegou a interditar a via. O trânsito ficou congestionado na região, segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

A engenheira Mara Leite, aprovada em primeiro lugar no concurso, afirmou que ainda não foi convocada. "Estamos acampados aqui na frente da Susam desde 4 de julho, durante 24 horas por dia, mas até agora nada foi resolvido. No primeiro dia do acampamento eles nos chamaram e afirmaram que iriam nomear pelo menos 300, mas esse número é muito baixo. Até agora tudo é promessa", disse.

A aprovada também ressalta que cerca 3.163 pessoas foram classificadas no concurso de 2014 da secretaria. "Interditamos parte da via e estamos com faixas para que a população entenda quais são as nossas reivindicações. Queremos a convocação", ressaltou Mara.

Agentes do Manaustrans estiveram no local e realizaram o desvio dos carros. O engarrafamento na Avenida André Araújo chegou até as proximidades da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Os manifestantes interditaram as duas faixas da avenida por volta das 7h22, mas por volta das 8h uma foi liberada.

A Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) também esteve no local. Segundo o órgão, a manifestação foi pacífica.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Susam e aguarda posicionamento sobre o caso.

População

Por conta do engarrafamento, o pedreiro José Antônio chegou atrasado em uma entrevista de emprego. Ele chegou a descer do ônibus e foi correndo para o compromisso localizado também na Av. André Araújo. Outros leitores relataram para a reportagem do Portal A Crítica que foram prejudicados pelo protesto. 

Susam fará terceira chamada

Em reunião com uma comissão de aprovados no concurso de 2014, nesta manhã, o secretário de Estado de Saúde, Vander Alves, manteve o compromisso de convocar, no mínimo, 300 candidatos que obtiveram aprovação para cargos nas Fundações de Saúde.

Durante o diálogo, Vander Alves ressaltou que a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) tem pressa para concluir esta nova chamada. O processo que autorizará a convocação tramita nas demais esferas do governo. 

Uma nova reunião deverá ser realizada com a comissão de concursados para informar quando o processo estiver concluído, como forma de demonstrar que o assunto é tratado pelo órgão com transparência.  

O secretário de Saúde também informou que a pasta manterá o cronograma de mais duas convocações de aprovados para o quadro geral da Susam (capital e interior). A primeira com previsão de data para o mês de agosto. 

Vander Alves lembrou que as convocações estão sendo feitas de acordo com os critérios estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece limites para gastos com recursos humanos. 

Até o momento, a Susam realizou duas chamadas de aprovados nas Fundações de Saúde. A primeira em abril de 2016 (no Diário Oficial do Estado de 07/04/2016) e a segunda em dezembro de 2016 (no Diário Oficial do Estado de 07/12/2016), totalizando 560 nomeações.

Para os cargos do quadro geral da Susam (capital e interior), foram realizadas até aqui quatro chamadas, totalizando 5.324 candidatos. No total, o número de convocações de aprovados para Susam e Fundações de Saúde chega a 5.884.

Publicidade
Publicidade