Publicidade
Manaus
Trânsito interditado

Aprovados em concurso da Susam de 2014 pedem convocação e interditam trânsito

O grupo montou acampamento em frente à sede do órgão, na av. André Araújo, e só pretende sair de lá após a convocação. Um grande engarrafamento se formou no local 24/08/2016 às 10:45 - Atualizado em 24/08/2016 às 14:33
Vinicius Leal Manaus (AM)

Cerca de 80 aprovados no concurso de 2014 da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciaram um protesto na manhã desta quarta-feira (24), em Manaus, em frente à sede do órgão, na av. André Araújo, pedindo a convocação deles. Eles montaram um acampamento no local e chegaram a interditar parte da via, causando um grande engarrafamento.

“A gente está comemorando dois anos da realização da prova. Estamos aguardando a convocação até hoje”, reivindicou Bia Pause, uma das representantes dos concursados. Segundo ela, o grupo pretende ficar acampado na sede da Susam como forma de protesto. “Vamos ficar acampados até nos darem um cronograma oficial de convocação”.

No último domingo a Susam divulgou uma nota informando que 1.800 aprovados no concurso de 2014 seriam convocados nesta sexta-feira, dia 26, e que também uma nova convocação seria feita até novembro. Entretanto, os concursados desconfiam da medida e querem uma resposta real. “Mesmo que ele chame 1.800 até sexta, queremos todos convocados”, disse Bia Pase.

Os manifestantes montaram cinco barracas em frente à Susam e pedem apoio da população para continuarem acampados. “Queremos que a população nos apóie trazendo lanche e água. Aqui está todo mundo desempregado e sem dinheiro, passando fome. O governador prefere ficar com terceirizados e contratar terceirizados do que convocar a gente”, reclamou Bia Pase.

Convocação de 1.800

Conforme a Susam, dos 1.800 profissionais que devem ser convocados até sexta-feira, 30% serão para atuar nas unidades de saúde do interior do Estado. De acordo com do órgão nota divulgada domingo, o processo de nomeação dos concursados vem sendo conduzido com “o cuidado que o atual cenário econômico exige e obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Em abril deste ano ocorreu a primeira chamada dos concursados de 2014: foram 1.104 convocados para o preenchimento de vagas nos quadros da Susam e das Fundações de Saúde, em cargos de nível superior, médio e fundamental. No total, o concurso realizado em 2014 abriu 11,6 mil vagas.

Segundo a Susam, antes de iniciar a convocação dos classificados de 2014, foi preciso concluir o processo de nomeação dos aprovados remanescentes do concurso público realizado em 2005. No início de janeiro deste ano, foram chamados para tomar posse 968 candidatos para ocupar cargos na capital e no interior.

Publicidade
Publicidade