Aprovados em concurso da Susam fecham trânsito cobrando convocação imediata
Manifestação acontece na manhã desta quarta-feira, em frente à secretaria. Susam diz que nova chamada já está sendo preparada pelo órgão

Aprovados do concurso de 2014 da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (25) em frente à sede da pasta, localizada na Avenida André Araújo, na Zona Centro-Sul de Manaus. O grupo chegou a interditar os dois sentidos da via para reivindicar a nomeação imediata de 2.269 classificados.
Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito de Manaus (Manaustrans) e policiais militares acompanharam a manifestação, que contou com a participação de cerca de 30 pessoas.
Classificada para uma das vagas de assistente social no certame de 2014, Gracilene Medeiros afirmou que o Governo do Estado prometeu realizar outras nomeações no mês de março e abril deste ano, mas não cumpriu a promessa.
"A última chamada referente aos concursos aconteceu em fevereiro. O secretário prometeu fazer outras convocações, em março, abril e maio. Ele afirmou por meio da imprensa que todos seriam convocados a partir de junho, mas isso não deve acontecer, porque tivemos falhas durante dois meses. Queremos a nossa convocação imediata. Sabemos que existem profissionais temporários ocupando nossas vagas", disse a classificada no concurso.
Caso o Governo do Estado não atenda a reivindicação, os classificados prometeram acampar novamente em frente a sede da secretaria. "Se o Governador não fizer a nomeação, vamos acampar aqui na frente. Vamos trazer nossos familiares e amigos para ficarem aqui conosco. Fizemos há mais de 3 anos as provas e precisamos de uma resposta, por isso decidimos paralisar os dois sentidos da via", destacou Gracilene.
Atualmente são 2.269 concursados aguardando convocação há mais de 3 anos. Deste número, 1.245 são de Manaus, 487 do interior e 547 das fundações.
"Novela mexicana"
A classificada para uma das vagas para a função de assistente administrativa, Ika Morais, destacou que a espera pela nomeação virou uma "novela mexicana".
"Queremos que o governo inclua dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal no quadrimestre que se inicia em maio, o orçamento suficiente para cobrir as despesas geradas em decorrência das convocações, porque essa situação já está insustentável. Queremos ser nomeados", completou.
Resposta da Susam
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou, por meio de nota, que está preparando uma nova chamada para o concurso de 2014, "com base na necessidade das unidades de saúde e na finalização do processo de posse da última convocação feita em fevereiro".
"Será a sétima chamada do concurso, a segunda feita por esta gestão, que já convocou 428 aprovados e pretende fazer outras duas ainda esse ano", diz a nota. A atual gestão da Susam esclarece que quando recebeu a pasta, em outubro de 2018, faltavam chamar 2.472, dos 9.345 aprovados.