Publicidade
Manaus
PROTESTO

Aprovados em concurso da Susam fecham trânsito cobrando convocação imediata

Manifestação acontece na manhã desta quarta-feira, em frente à secretaria. Susam diz que nova chamada já está sendo preparada pelo órgão 25/04/2018 às 09:25 - Atualizado em 25/04/2018 às 09:41
Show whatsapp image 2018 04 25 at 09.11.25
Os manifestantes interditaram os dois sentidos da avenida André Araújo (Foto: Winnetou Almeida)
Amanda Guimarães Manaus

Aprovados do concurso de 2014 da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (25) em frente à sede da pasta, localizada na Avenida André Araújo, na Zona Centro-Sul de Manaus. O grupo chegou a interditar os dois sentidos da via para reivindicar a nomeação imediata de 2.269 classificados. 

Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito de Manaus (Manaustrans) e policiais militares acompanharam a manifestação, que contou com a participação de cerca de 30 pessoas.

Classificada para uma das vagas de assistente social no certame de 2014, Gracilene Medeiros afirmou que o Governo do Estado prometeu realizar outras nomeações no mês de março e abril deste ano, mas não cumpriu a promessa. 

"A última chamada referente aos concursos aconteceu em fevereiro. O secretário prometeu fazer outras convocações, em março, abril e maio. Ele afirmou por meio da imprensa que todos seriam convocados a partir de junho, mas isso não deve acontecer, porque tivemos falhas durante dois meses. Queremos a nossa convocação imediata. Sabemos que existem profissionais temporários ocupando nossas vagas", disse a classificada no concurso.

Caso o Governo do Estado não atenda a reivindicação, os classificados prometeram acampar novamente em frente a sede da secretaria. "Se o Governador não fizer a nomeação, vamos acampar aqui na frente. Vamos trazer nossos familiares e amigos para ficarem aqui conosco. Fizemos há mais de 3 anos as provas e precisamos de uma resposta, por isso decidimos paralisar os dois sentidos da via", destacou Gracilene. 

Atualmente são 2.269 concursados aguardando convocação há mais de 3 anos. Deste número, 1.245 são de Manaus, 487 do interior e 547 das fundações.

"Novela mexicana"

A classificada para uma das vagas para a função de assistente administrativa, Ika Morais, destacou que a espera pela nomeação virou uma "novela mexicana". 

"Queremos que o governo inclua dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal no quadrimestre que se inicia em maio, o orçamento suficiente para cobrir as despesas geradas em decorrência das convocações, porque essa situação já está insustentável. Queremos ser nomeados", completou.

Resposta da Susam

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou, por meio de nota, que está preparando uma nova chamada para o concurso de 2014, "com base na necessidade das unidades de saúde e na finalização do processo de posse da última convocação feita em fevereiro".

"Será a sétima chamada do concurso, a segunda feita por esta gestão, que já convocou 428 aprovados e pretende fazer outras duas ainda esse ano", diz a nota. A atual gestão da Susam esclarece que quando recebeu a pasta, em outubro de 2018, faltavam chamar 2.472, dos 9.345 aprovados.

Publicidade
Publicidade